Aniversário de Ananindeua: CRAS Estrela Ananin ganha novo prédio

05/01/2023 16h26 - Atualizada em 05/01/2023 17h18

Como parte da programação de aniversário dos 79 anos de Ananindeua, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou, nesta quarta-feira, 04, a solenidade da nova instalação da sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, que possibilitará a qualificação no acolhimento às famílias, além de melhores condições de trabalho para os profissionais. O CRAS está localizado na Rua 11, Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O centro é a maior unidade de proteção social básica da rede de assistência social do município. Ele foi planejado de forma diferenciada para levar mais atividades às 5 mil famílias da região, além de seguir os padrões de acessibilidade. O CRAS tem 197m², com espaço multiuso e sala para que o assistente social possa realizar atendimentos com mais qualidade e segurança na privacidade das famílias, garantindo o sigilo no atendimento. O  centro também conta com quadra de esportes e half de skate.

O prefeito doutor Daniel Santos destacou o empenho de toda a equipe da administração municipal em apresentar resultados em prol da garantia da qualidade de vida da população. “A gente tem trabalhado exaustivamente para entregar as obras que a população precisa para tornar o convívio das pessoas mais humanizado e satisfatório, e o CRAS exerce um papel importante nesse sentido. A entrega dessa estrutura é o resultado do trabalho em conjunto e do empenho da equipe de servidores da nossa administração, que tem um olhar humanizado para o coletivo, mas principalmente para a área da Assistência Social”, afirmou.

Conforme a secretária da Semcat, Marisa Lima, a entrega da obra é fundamental para melhor atendimento e promover mais benefícios à comunidade. “Estamos muito felizes com a inauguração desse CRAS em Ananindeua, porque sabemos que ele tem a função de acolher às famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia. O CRAS é a Casa da Família, então tudo foi pensado para atender a família. Aproveito para agradecer ao prefeito doutor Daniel por olhar e investir na assistência social, esse espaço estava há 12 anos parado e agora será uma referência para os moradores do lado sul, que terão em um único local espaço de lazer, esporte, cultura e assistência”, destacou.

Para Ana Cláudia, de 36 anos, a nova unidade é uma conquista para os usuários do serviço. “A outra sede era pequena. Agora a comunidade vai ter mais espaço e área externa grande para promover atividades, meus três filhos vão amar”, avaliou.

Dona Leonice Moraes, de 86 anos, também aprovou a nova sede. “Há 2 anos sou acompanhada pela equipe do CRAS Estrela e esse novo espaço é sensacional, o antigo era pequeno para as nossas aulas de dança, capoterapia e os cursos de qualificação. Ficou muito melhor, parabéns prefeito, parabéns por olhar para gente”, comentou.

Fluxo com Respeito

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede, também houve a distribuição de absorventes para as adolescentes acompanhadas pelo projeto "Fluxo com Respeito", que visa facilitar a proteção menstrual para mulheres de baixa renda, e a entrega de kit enxoval para as gestantes do Programa Mãe Ananin.

Ana Estela, de 24 anos, foi uma das futuras mães acompanhadas pelo programa intersetorial. “Estou muito grata por esse cuidado que a gestão está tendo com a gente e com os nossos filhos, desde a 12ª semana de gestão estou sendo acompanhada pelas secretarias de saúde e assistência social, com vacinas consultas, palestras e rodas de conversas, já até vi qual o hospital que minha filha vai nascer. Hoje, aos 9 meses, estou recebendo o kit enxoval que vai ajudar bastante. Obrigada”, contou.

Atualmente, o município conta com 10 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que são a porta de entrada da Assistência Social e responsáveis em promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas públicas. Nas unidades, o cidadão tem acesso aos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social.

As equipes que atuam nos CRAS também organizam e apoiam ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, intermediando a solução de problemas da região.

Segundo o prefeito, a entrega do CRAS foi a conclusão da primeira etapa do complexo do Conjunto Júlia Seffer. “Estamos entregando o complexo por partes, em breve vamos entregar neste espaço uma biblioteca, laboratório de informática e um anfiteatro, que contaram com a parceria das secretarias de cultura e esporte. Espero que todos aproveitem esse espaço ímpar e ajudem a preservá-lo. Aqui no conjunto já entregamos o Bosque Marajoara, assinamos a OS para reforma do Bosque Uirapuru, vamos entregar o anexo escolar Achajus e assinar a OS para reforma da unidade de saúde. O nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo uma Ananindeua melhor para cada morador”, finalizou o prefeito doutor Daniel Santos.