Encontro debate Plano Municipal da Primeira Infância em Ananindeua

31/08/2023 09h31 - Atualizada em 31/08/2023 09h57

Agosto é nacionalmente conhecido como o mês da primeira infância, assim a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), intensificou as ações relacionadas a essa temática no município, uma delas foi o 2º Encontro Municipal da Primeira Infância. O evento debateu políticas públicas que garantam atenção integral às crianças de 0 a 6 anos de idade e avaliou a implementação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) de forma intersetorial, envolvendo a área da assistência social, educação e saúde.

Este ano, o tema do evento foi “A garantia da proteção integral na primeira infância” e contou com representantes do poder público, profissionais que atuam com as crianças na primeira infância, famílias e demais interessados em saber mais sobre as políticas públicas municipais voltadas às crianças e suas famílias, incluindo a presença de servidores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Programa Criança Feliz (PCF) e do Programa Municipal Mãe Ananin. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (30), no auditório da Faculdade Estácio, localizado no Shopping Metrópole, na Rodovia Mário Covas com a BR 316.

“O município de Ananindeua tem várias primeiras infâncias, aqueles que vivem na área urbana, rural (como as ilhas), quilombola e a comunidade Warao. Assim, o encontro da primeira infância é de grande importância e mostra o reflexo do  compromisso da gestão, liderada pelo prefeito doutor Daniel, em construir um futuro melhor, mais justo e igualitário. Nossa política é integral e todos os agentes são importantes, a saúde e educação têm sido grandes parceiras na garantia de direitos para Primeira Infância. Hoje, pudemos falar sobre os serviços existentes, projetos e parceiros, além dos resultados conquistados nestes últimos anos, além de debatermos no que mais podemos melhorar”, destacou a Secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

O encontro foi aberto com a palestra “A intersetorialidade na atenção à criança: um balanço da implementação das estratégias do PMPI, abordando a Assistência Social à Criança- Estrutura de Rede de Atenção à Criança, nos anos 2022-2023: PCF/Mãe Ananin, SAl-infantil (WARAO, Ribeirinhos, Quilombola); Educação Infantil: Estrutura da Educação a criança de 0 a 6 anos - Creches (0-3), Pré Escola (4-5); Saúde da Criança: Estrutura de Rede de Atenção à Criança, nos anos 2022-2023”, a qual contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Leila Freire.

“É preciso rever o que foi feito nos últimos anos pela primeira infância aqui em Ananindeua, e construir uma agenda de prioridades nas políticas públicas para as crianças”, frisou a secretária Leila. “Na educação, temos trabalhado de forma integral, um exemplo disso é a equipe da vacina da SESAU que trouxemos para dentro das creches, a assistência social também tem entrado nas escolas para realizar trabalhos. Temos tido um olhar em rede, onde todos são parceiros e trabalham junto, em breve teremos escolas com educação integral, no qual o aluno terá que permanecer na escola com o tempo ampliado, para não ficar massante ao aluno, faz-se necessário uma escola adequada para prestar esse serviço, com todos os parceiros trabalhando juntos. Temos hoje uma rede com 88 unidades escolares, 42 mil alunos, sendo 10 mil deles da educação infantil, Creche e pré-escola. Mais unidades serão implantadas no município, pois queremos ampliar o número de ofertas nas escolas e garantir uma primeira infância digna para nossas crianças. Esse é o compromisso da gestão do prefeito doutor Daniel”, concluiu a secretária.

Durante o evento, a Coordenadora Saúde da Criança, Verena Oliveira, informou as mudanças inseridas nas unidades de saúde. “Temos cada vez mais avançado e batido metas na vacinação para o público de 0 a 6 anos, isso é graças a um trabalho multidisciplinar que temos realizado nesta gestão. Agora, as unidades de saúde contam com salas de amamentação para um atendimento mais humanizado às mães e filhos”.

O encontro finalizou com uma linda apresentação das crianças atendidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua.