SEMCAT celebra 20 anos do Programa Bolsa Família e sua importância para as famílias de baixa renda em Ananindeua
Secom
Nilsa Brito, já foi beneficiária do Bolsa Família“Um dia eu precisei do Bolsa Família e hoje não preciso mais. Em 2003 me vi cuidando sozinha dos meus cinco filhos pequenos, pois meu marido tinha falecido. O benefício foi de grande ajuda para a sobrevivência de minha família, mudou a nossa vida. Foi uma esperança, onde pude respirar um pouco mais aliviada. Com o dinheiro, eu comprava comida, merenda e o material escolar dos meus filhos. Sou muito grata. O Bolsa Família fez parte da minha história”, comentou dona Nilsa Brito, ex-beneficiária do programa social.
A moradora foi uma das participantes da cerimônia de celebração dos 20 anos do Programa Bolsa Família, criado em 20 de outubro de 2003, no primeiro mandato do presidente Lula. O evento ocorreu nesta terça-feira (24), na sede do CadÚnico.
Titular da SEMCAT, Marisa Lima“Sei e entendo a importância do Programa Bolsa Família na vida de cada mãe e de cada família brasileira, como a história da dona Nelsa. Um programa que reduziu a fome e deu dignidade e oportunidade aos que mais necessitam. Todos os dias a sede do CadÚnico está lotada, as pessoas estão lá não porque querem, mas porque necessitam do dinheiro para garantir a sobrevivência de suas famílias. Em Ananindeua temos 48 mil e 424 famílias beneficiárias do programa. Então, hoje temos muito o que comemorar por esse benefício, pois a partir daí muitas famílias acabam trocando o benefício por uma carteira de trabalho”, declarou a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Marisa Lima.
Lorena Figueiredo, recebe ajuda do Bolsa FamíliaLorena Figueiredo, de 29 anos, contou como o benefício ajuda na renda da família. “O Bolsa Família tem me ajudado bastante. Recebo o benefício desde quando a minha primeira filha tinha 5 anos e hoje ela já está com 12, agora já estou esperando o segundo. É uma renda que antes eu não tinha e atualmente ainda não me vejo sem. Um benefício que me permite alimentar minha família e dar o suporte necessário”.
O Bolsa Família é um benefício do governo federal de transferência de renda, visando fortalecer o acesso das famílias aos direitos básicos à saúde, educação e assistência social, como forma de integrar políticas públicas.