Prefeitura em Movimento garante serviços socioassistenciais aos moradores do Icuí
Secom
A 12ª edição do maior programa social da história de Ananindeua iniciou no dia 21 e finalizou neste sábado, 28 de outubro, no bairro Icuí. O “Prefeitura em Movimento” levou mais de 70 serviços do Governo Municipal aos moradores que vivem ao entorno do Centro Comunitário Novo Cristo I. Entre os serviços ofertados, a equipe do CadÚnico, da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), esclareceu dúvidas sobre programas socioassistenciais, inscrição e atualização do Cadastro Único.
“O Prefeitura em Movimento foi muito bem pensado e articulado para aproximar os cidadãos dos serviços oferecidos nas Secretarias Municipais, pois sabemos que muitas pessoas não têm condições ou tempo disponível para se deslocarem no dia a dia. Então, a nossa equipe do setor do CadÚnico veio até eles com o objetivo de informar sobre seus direitos no programa socioassistencial, quais benefícios eles se enquadram, cadastrar e regularizar a situação aquelas famílias que necessitam. Durante esta edição do programa conseguimos atender mais de 140 pessoas”, relatou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.
Uma das pessoas beneficiadas com a ação foi Paula Bianca, de 22 anos, moradora do bairro. “Já há um tempo queria fazer a minha inscrição no Cadastro Único para poder receber o Bolsa Família, as coisas em casa estão difíceis, eu e meu companheiro estamos desempregados e esse dinheiro irá ajudar muito na nossa vida. Graças a Deus deu tudo certo, consegui fazer a inscrição com muita rapidez e agilidade. Foi muito bom fazer aqui perto de casa”, comentou.
Já dona Maria das Graças, de 73 anos, avaliou positivamente a ação. “Eu achei uma programação muito boa, a equipe da prefeitura ficou uma semana inteira aqui com a gente, nos orientaram sobre o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação me ajudou a fazer o meu cadastro no CadÚnico, pois o dinheiro que tenho não chega no final do mês”, revelou.
Em Ananindeua, o CadÚnica atende cerca de 400 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, sendo aproximadamente 9 mil atendimentos por mês, com orientação, atualização e inscrição no Cadastramento Único. Assim, já são 116 mil 882 famílias de baixa renda inseridas para os programas sociais. Somente no Bolsa Família, são 48 mil e 424 beneficiários, considerando a média de três pessoas por família, são aproximadamente 145 mil e 300 pessoas.
Segundo a Titular da SEMCAT, Marisa Lima, o resultado de ter mais de 116 mil famílias inseridas no Cadastro Único é graças ao trabalho intenso de inclusão que toda equipe da SEMCAT vem realizando desde 2021, por meio dos atendimentos na própria sede do CadÚnico, Programa Prefeitura em Movimento e CRAS na Comunidade, que percorre os bairros do município.
Para usufruir dos serviços, o usuário não precisa realizar nenhum agendamento prévio, basta levar os documentos necessários para o atendimento no CadÚnico, localizado na Passagem Sueli, esquina com a Avenida Cláudio Sanders, bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Confira a documentação
Comprovante de Residência no nome do titular do cadastro;
Carteira de Identidade (RG);
CPF
Título de Eleitor
Carteira de Trabalho
Contra-cheque (principalmente, sendo servidor público)
Certidão de Casamento ou Divórcio
Carteira de Identidade (RG) do cônjuge
Certidão de Óbito (do integrante falecido)
Das crianças e adolescentes
Certidão de Nascimento
Cartão de Vacina (0 a 5 anos)
Declaração da Escolar (4 a 21 anos)
Outros documentos poderão ser solicitados se necessário.