Ananindeua empossa novos Conselheiros Tutelares nesta quarta (10)

Segundo o COMDICA, o mais jovem conselheiro tutelar eleito no Pará irá atuar no bairro do Aurá.

10/01/2024 15h47 - Atualizada em 11/01/2024 09h17
Secom

Fabiano do Rosário (Fabiano da sopa).Fabiano do Rosário ou Fabiano da sopa, como é mais conhecido, 22 anos de idade e morador do bairro do Aurá há 19 anos, é o conselheiro tutelar mais jovem do Estado, segundo a assessora jurídica do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Eliana Fernandez, que foi a  coordenadora do processo eleitoral que elegeu os conselheiros tutelares do município.

“Eu venho de uma família humilde, mas que sempre esteve muito envolvida com projetos e causas sociais. E sem dúvida crescer neste ambiente familiar que se preocupa com as causas sociais incentivou minha candidatura a conselheiro tutelar. E estou na expectativa para começar meu mandato de conselheiro. Quero realizar um trabalho do qual eu possa me orgulhar e dar orgulho para minha família. Meu objetivo é defender e dar assistência para as crianças e adolescentes da minha comunidade e com o apoio do colegiado da qual faço parte, sei que conseguirei”, falou Fabiano, que irá atuar no conselho III.

Autoridades do município e do Estado.A cerimônia de diplomação dos 20 novos conselheiros tutelares e seus suplentes, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na manhã desta quarta-feira (10), com a presença do presidente da câmara de vereadores de Ananindeua, Rui Begot, representando o prefeito, Dr. Daniel Santos, várias autoridades e convidados. 

Os conselheiros cumprirão seus mandatos de janeiro de 2024 a janeiro de 2028 e atuarão em 4 microrregiões que compreende os polos dos Conselhos tutelares I, II, III e IV, com 5 conselheiros em cada polo.

A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), contribuem com a formação continuada para o aperfeiçoamento dos Conselheiros Tutelares de Ananindeua, promovendo cursos de capacitação e aperfeiçoamento, noções de conteúdo teórico de suas atuações, especialmente na condução das abordagens, providências e encaminhamentos dos casos.

Desta forma os novos conselheiros estarão sempre aptos e bem preparados para atender as comunidades em que atuam.  

Júnior Hage, títular da SEMCAT.Segundo o secretário da SEMCAT e presidente do COMDICA, Júnior Hage, as eleições para o Conselho Tutelar são fundamentais para as comunidades, já que os conselheiros desempenham um papel importante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

“Hoje, a SEMCAT empossa os novos conselheiros tutelares  do município de Ananindeua. Eles foram eleitos em 2023 e assumem agora essa função importantíssima para a proteção das crianças e adolescentes na nossa cidade. É fundamental garantir a proteção e o bem-estar da nossa juventude e infância. Certamente, os novos conselheiros tutelares se empenharão nessa importante função”, falou Hage.

A missão do Conselho Tutelar é defender os direitos da população infantojuvenil, bem como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à vivência familiar e comunitária. 

Vírgínia Barros assinando sua posse.Para a nova conselheira tutelar do município, Virgínia Barros, do conselho I, hoje foi um dia muito importante e significativo. 

“Agora eu tenho a oportunidade de lutar pela minha comunidade e fazer com que nossas crianças e jovens tenham seus direitos respeitados e seus direitos garantidos. Agradeço a todos que confiaram em mim, e eu farei o meu melhor no cuidado da infância e juventude da nossa cidade”, disse Virginia. 

Novos Conselheiros Tutelares de Ananindeua.Tutelar é uma manto de responsabilidade sobre os ombros dos novos conselheiros eleitos. Defender, cuidar, amparar, proteger, olhar, zelar, adotar - são sinônimos que acompanharão as trajetórias desses guardiões da infância e adolescência ao longo desses 4 anos. Cada passo será uma promessa de um futuro melhor, cada decisão, um juramento silencioso na incansável busca por um mundo mais seguro e acolhedor para aqueles que juraram resguardar.

A eleição para conselheiro tutelar organizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) aconteceu no dia 1º de outubro de 2023, com o comparecimento de 41 mil eleitores que foram às 117 urnas para escolherem os representantes de suas comunidades.

Na última eleição para conselheiros tutelares pode-se observar um grande envolvimento na participação da população, ONGs, igrejas e grupos sociais, no pleito eleitoral, com o objetivo de eleger seus representantes. Envolvimento esse, que pode ser notado no comparecimento expressivo da população às urnas.

A conscientização sobre a importância do Conselho Tutelar aumentou a participação da população na última eleição, o que foi fundamental para garantir que os conselheiros que foram eleitos, representem efetivamente os interesses das crianças e adolescentes de suas comunidades. Pois é essencial que eles compreendam e tenham um real conhecimento das necessidades das crianças e jovens locais.

Atribuição do Conselho Tutelar 

Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas como: encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas sociais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros. Ou seja, os conselheiros tutelares têm autonomia para encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social, como abandono, negligência, exploração, violência.

Serviços: 

Os conselhos tutelares I, III e IV funcionam de segunda a sexta, de 8 às 20h, já o Conselho II funciona em regime de plantão de 24h. 

Conselho Tutelar I - Endereço: Estrada do Guajará, 23, Coqueiro.

Áreas de atuação: Curuçambá, Guajará 1 e 2, PAAR, Maguari, Distrito Industrial, Ilhas e Quinta das Carmitas.

Conselheiros: kleber Murilo, Alex Junior, Virgínia Barros, Amarildo Farias e Rarison Resplande.

Telefone: (91) 9270-0877

Conselho Tutelar II - Endereço: Conjunto Cidade Nova 7, Travessa WE 72, 201, Coqueiro.

Áreas de atuação: IcuÍ-Guajará, Icuí-Laranjeira, Warislândia, Cidade Nova (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X), Jiboia Branca, Jardim América (Rodovia Mário Covas, do lado direito de quem desce do viaduto) e 40 Horas (Jardim Nova Vida I e II, Vila da Paz, Deus Proverá, Nova Esperança, Uziel Parreira).

Conselheiros: Krizia Silva, Denise Mendes, Débora Alves, Carla Nascimento e Junior Lima.

Telefone: (91) 3295-1451

Conselho Tutelar III - Endereço: Rua 2 de Junho, Conjunto da Cohab, Travessa D, ao lado do CREAS 2) - Águas Brancas.

Áreas de atuação: Aurá, Águas Lindas, Centro de Ananindeua, Júlia Seffer e Águas Brancas.

Conselheiros: Tiago Sales, Neide Pires, Márcio Santos, Fabiano Rosário e Vanessa Silva.

Telefone:(91) 2122-0483

Conselho Tutelar IV - Endereço: Conjunto Val Paraíso, rua 11, quadra 10, número 01, Coqueiro.

Áreas de atuação: Atalaia, Jaderlândia, Una, Guanabara, Acaizal, Francisquinho, Val Paraíso, Parque Vitória, Xapuri, Asdcelpa e Rodovia Mário Covas (ao lado esquerdo de quem vem do viaduto). 

Conselheiros: Maycon Borges, Professora Jennifer Holanda, Tamara Santos, Márcio Ribeiro e Michele Moto.

Telefone: (91) 99303-2899