'Mãe Ananin', cuidado e atenção às gestantes de Ananindeua

O programa já atendeu mais de duas mil mães assistidas desde o início da gestação até o parto

11/05/2024 17h54

Mais de 70 gestantes de Ananindeua recebem kits de enxovais.Em compromisso com a saúde materna e infantil, a Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SESAU), Cidadania e Assistência Social (SEMCAT) e Transporte e Trânsito (SEMUTRAN), realizou na manhã deste sábado (11) a entrega de kits de enxoval para mais de 70 gestantes. O evento, véspera do Dia das Mães, simboliza o cuidado e a atenção às gestantes do município.

A cerimônia de entrega dos kits de enxoval realizada no Parque Cultural Vila Maguary contou com a presença de diversas autoridades municipais. Entre elas, o prefeito Dr. Daniel Santos, o presidente da Câmara Municipal, Rui Begot, a secretária de saúde, Dayane Lima (SESAU), Maria Cristina Rodrigues, coordenadora do Departamento da Proteção Social Básica, representando a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), além de outras autoridades, destacando a importância do evento para a gestão municipal.

O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos ao lado de Rui Begot, presidente da câmara municipal de Ananindeua e outras autoridades.Durante o evento, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, ressaltou o programa "Mãe Ananin" como um marco significativo na administração municipal. Ele revelou que, ao iniciar seu mandato, uma das primeiras questões que chamou sua atenção foi a elevada incidência de internações neonatais. Muitos desses casos, segundo ele, poderiam ter sido evitados com um acompanhamento pré-natal mais eficiente. Diante dessa realidade, a prefeitura adotou uma série de iniciativas estratégicas, como a modernização das unidades de saúde e o reforço dos serviços de pré-natal, culminando na implementação do programa "Mãe Ananin".

O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos segurando o filho de uma das grávidas beneficiárias do programa “Mãe Ananin”.O prefeito ressaltou sua trajetória profissional na obstetrícia e enfatizou a importância do acompanhamento médico durante a gravidez, o parto e o pós-parto. "Reconheço a importância deste momento para cada mãe", declarou. Ao finalizar, ele expressou seus votos de um feliz Dia das Mães, destacando o valor inestimável do papel materno em Ananindeua.

Anyele Tapajós, beneficiária do programa “Mãe Ananin”.Anyele Tapajós, beneficiária do programa “Mãe Ananin” e residente do bairro Distrito Industrial, expressou satisfação com o apoio recebido durante sua gestação. Ela ressaltou que o programa é particularmente valioso para gestantes que enfrentam dificuldades financeiras para adquirir esses itens necessários, apontando o impacto social positivo para a comunidade.

Dayane Lima (SESAU), Secretária de Saúde de Ananindeua.Dayane Lima, Titular da Secretaria de Saúde de Ananindeua (SESAU), enfatizou a dedicação da SESAU em prover um atendimento de alta qualidade, que inclui vacinação e consultas pré-natais, fundamentais para a saúde materna e infantil. Ela detalhou o funcionamento do programa "Mãe Ananin", explicando que, após um processo de inscrição e acompanhamento, há o encaminhamento das gestantes para receberem kits de enxoval. "No dia de hoje, estamos entregando kits para mais de 70 mães que cumpriram com excelência o acompanhamento pré-natal", declarou Dayane Lima, destacando o histórico de mais de duas mil mães que foram assistidas desde o início da gestação até o parto, evidenciando o compromisso contínuo do município com o bem-estar das mães.

Maria Cristina Rodrigues, coordenadora do Departamento da Proteção Social Básica, representando a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT).Maria Cristina Rodrigues, coordenadora do Departamento da Proteção Social Básica, representando a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), falou sobre a relevância da integração entre as políticas de saúde e assistência social. Ela destacou que, com o início do acompanhamento de saúde, é essencial que as mães também busquem os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seus territórios. Segundo ela, Isso permite o acesso a uma gama de serviços, não apenas para o recém-nascido e a criança, mas também para toda a família, incluindo pais, irmãos e avós. Maria Cristina ressaltou a importância do acompanhamento pré-natal e do suporte social oferecido pela SEMCAT, convidando as famílias a visitarem a SEMCAT de seu bairro ou território.

Preparação para a entrega dos kits de enxoval do programa “Mãe Ananin”.Para se integrar ao programa "Mãe Ananin", é necessário que as gestantes comecem o pré-natal até a 12ª semana de gestação e realizem pelo menos seis consultas pré-natais. Os kits de enxoval fornecidos pelo programa "Mãe Ananin" são compostos por itens essenciais como mantas, bodies, fraldas e produtos de higiene, cruciais para os primeiros dias de vida dos bebês.

Público de mulheres gestantes no Parque Cultural Vila Maguary no ato de entrega dos kits de enxoval do programa “Mãe Ananin”.As entregas dos kits de enxoval do programa "Mãe Ananin" representam mais do que um suporte material; é uma estratégia para reduzir a mortalidade neonatal e perinatal. Com um acompanhamento de saúde completo, desde a gestação até os primeiros anos de vida, o programa demonstra o compromisso da administração municipal com a saúde das famílias. A distribuição dos kits simboliza o avanço de Ananindeua, elevando a cidade a um novo patamar de cuidado e bem-estar infantil.