Famílias Waraos recebem cestas básicas em Ananindeua

03/09/2021 10h51

A Prefeitura de Ananindeua, por meio Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), vem planejando e elaborando ações para mudar a realidade de vida das famílias venezuelanas da etnia Warao que vivem no município.

“Desde o início do ano estamos promovendo ações e capacitando nossa equipe de multiprofissionais para atender as necessidades da população Warao e entregar serviços de qualidade. Hoje os Waraos estão divididos em três comunidades dentro da cidade, uma localizada no Curuçambá, outra no Distrito e no bairro Levilândia, onde realizamos, através dos CRAS, cursos de capacitação, fortalecimento do vínculo familiar, acompanhamento psicossocial, ações de integração deles com a sociedade, entre outros, nos nossos CRAS”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

E com o objetivo de seguir avançando na garantia dos direitos dos refugiados e migrantes que vivem no município, a Semcat vem fechando parcerias com órgão e entidades governamentais e não governamentais. “Estamos conversando e fechando parcerias que possam nos ajudar a garantir o melhor atendimento para a população Warao. A República de Emaús e a Organização Internacional para Migrantes (OIM) vem sendo uma de nossas parceiras para garantir a cidadania dessa população, as quais nos ajudaram na arrecadação e agora na entrega de cestas básicas para todas as famílias Waraos que são atendidas pelo CRAS Curuçambá.

A distribuição das cestas básicas ocorreu nesta sexta-feira, 03, no CRAS Curuçambá, de acordo com os critérios da OIM que atende refugiados e migrantes que vivem em vulnerabilidade social, principalmente neste período de pandemia de COVID-19, em que muitas famílias venezuelanas da etnia warao estão enfrentando dificuldades.

“A OIM é uma agência ligada a ONU e estamos comprometidos com o princípio de que a migração ordenada e humana beneficia a todos. Um de nossos trabalhos é garantir o suporte alimentar para as comunidades que necessitam de ajuda. Então fazemos um levantamento detalhado das comunidades de refugiados e migrantes que moram no Brasil e com a abertura do governo local iniciamos os trabalhos. Em Ananindeua existe três áreas de ocupação espontânea dos waraos, começamos dando o apoio na dieta alimentar para os que moram no Curuçambá, mas vamos estar nas outras duas áreas também”, afirmou o Staff da assistência de projeto internacional para migração, Francisco Batista.

Entre os beneficiados está o Juan Carlos, de 28 anos, que há dois anos saiu da Venezuela para morar em Ananindeua. “Estamos muito felizes em receber essas cestas básicas e pelo apoio que o CRAS está dando para nós. Está sendo uma verdadeira benção. Obrigado”, agradeceu Juan.

Além do trabalho humanitário feito com a população Waraos, a Semcat também conta com o Programa Ananin Solidário que visa garantir a segurança alimentar a todos os moradores de Ananindeua que vivem em vulnerabilidade social. “Desde o mês de abril criamos o programa para ajudar na alimentação de todas as famílias que estão enfrentando dificuldades nesse período de pandemia, que nesse cenário acabaram ficando sem emprego, ficando sem sua fonte de renda e acabaram ficando em má situação e isso deixou em situação de vulnerabilidade. Então com o Ananin Solidária conseguimos garantir a alimentação para aquelas pessoas que mais necessitam. Hoje já arrecadamos e distribuímos mais de 88 toneladas de alimentos”, concluiu a secretária da Semcat, Marisa Lima.