Prefeitura de Ananindeua inaugura nova sede do CRAS Estrela

27/08/2021 15h10

Um novo equipamento público para ajudar na redução da vulnerabilidade social em Ananindeua já está em funcionamento na cidade. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) inaugurou o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Estrela, que será responsável pelo atendimento de mais de 5 mil famílias.

“Esse é mais um equipamento importante sendo entregue para nossa população. Agora, o Cras Estrela se integra de forma mais fortalecida à rede de serviços ofertados neste território, com serviço de qualidade para os usuários. O CRAS é a porta de entrada para a rede socioassistencial no nosso município. Estamos trabalhando para sempre entregar o melhor para os moradores de Ananindeua”, afirmou o prefeito doutor Daniel.

O papel dos CRAS tem a mesma relevância para as famílias do que as UBSs têm para seus usuários. Ou seja, são instituições responsáveis pela proteção básica da população, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os profissionais do CRAS escutam os relatos sobre cada situação e, de acordo com a necessidade, é feita a oferta de serviços. O objetivo é promover o fortalecimento do vínculo da pessoa com a família e tirá-la da situação de vulnerabilidade. Além de promover aquisições sociais e materiais às famílias, entre outros.

“O Cras é o equipamento mais importante da Assistência Social e esta unidade foi muito bem planejada pela gestão. Desde o início do ano estamos promovendo alterações e adequações em nossas unidades para que todos ofereçam o mesmo padrão de qualidade. O novo espaço do Cras Estrela irá garantir o aumento no número de atendimentos, mais segurança e oferecer serviços para crianças, adolescentes, adultos e idosos”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Nova estrutura

O novo espaço conta com salas para atendimentos individuais e área de oficinas para a integração com a comunidade. No local, atua uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogas para proporcionar serviços de Atendimento Social e Psicossocial, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Atendimento à Família (PAIF), entre outros.

O CRAS Estrela foi escolhido e pensado de acordo com as necessidades da população local. As novas instalações foram elogiadas por dona Sônia Rodrigues, de 69 anos. “Frequento o Cras há mais de 11 anos e estou muito feliz em ver ele assim, este espaço ficou muito mais adequado, pois é amplo e de fácil acesso. Agora dar vontade de não sair mais daqui”, comentou a usuária.

Atualmente Ananindeua conta com 10 CRAS que têm a função de acolher e promover um atendimento diferenciado às famílias do município, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia.

Serviço: A nova sede do CRAS Estrela fica na Rua 14, no conjunto Julia Seffer, bairro Águas Lindas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h.