Prefeitura de Ananindeua encerra ações do Agosto Lilás com caminhada de conscientização e live

31/08/2021 11h32

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), de janeiro a junho de 2021 os casos de violência doméstica contra mulheres subiram 12% em relação ao mesmo período do ano passado. E para ajudar a diminuir, combater e conscientizar a sociedade, a prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) realizou programações  alusivas ao mês Agosto Lilás nos CRAS e CREAS do município, com rodas de conversas sobre diversos tipos de violência contra a mulher, que pode ser física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Para quebrar o ciclo da violência doméstica e/ou da violência contra a mulher foi enfatizada a necessidade da denúncia contra o agressor.

E para encerrar as ações deste mês, a Semcat realizou a caminhada “Ananindeua com elas” no bairro do Curuçambá, onde dezenas de mulheres foram às ruas solicitar que os homens parem de calar as suas vozes. No evento, foi distribuído conteúdo informativo para sensibilizar a comunidade sobre o tema, ressaltando a importância de denunciar os casos de violência doméstica por meio do “Disque 180”. “Nossa expectativa é que a partir desta ação, as mulheres se sintam encorajadas a denunciarem os agressores. Entendemos a gravidade e complexidade destas situações, mas estamos aqui para darmos as mãos e lutarmos contra esse mal”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

O bairro do Curuçambá foi escolhido para a ação devido a um caso de feminicídio registrado na última sexta-feira, dia 27, em que a jovem de 37 anos foi encontrada morta pela família na casa em que morava com o companheiro, que está foragido. A caminhada também contou com a presença dos familiares da vítima.

“A dor que estou sentindo é muito grande. Só peço justiça pela vida da Franciane e que outras mulheres não venham passar por isso. Várias pessoas ouviram as brigas e os gritos, mas ninguém ajudou. Peço que todas as mulheres que estejam sofrendo alguma violência procurem ajuda e todos aqueles que presenciaram uma briga entre um homem e uma mulher possam intervir e ajudar”, disse familiar da vítima.

A prefeitura de Ananindeua tem como objetivo ouvir as mulheres do município sobre seus anseios e conflitos e assim criar projetos para ajudá-las, empoderá-las e capacitá-las, de acordo com as suas necessidades. O trabalho já vem sendo feito desde o início do ano pela equipe de assistentes sociais dos CRAS e dos CREAS do município que não vem medindo esforços para o fim da violência doméstica.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e temos a certeza que vamos continuar acompanhando as mulheres, prestando todo auxilio necessário, para que elas saiam do ciclo de violência de forma segura. E em briga de marido e mulher todo mundo deve meter a colher sim, porque a gente precisa defender a vítima”, concluiu a secretária da Semcat.

E fechando a programação do Agosto Lilás, a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) irá realizar uma LIVE com o tema: O poder público no enfrentamento a violência de gênero. “O nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar todas as formas de violência, principalmente contra a mulher, e fazer uma avaliação de como anda a aplicabilidade das leis e ações do poder público no município. Vamos também esclarecer sobre a importância da construção da Casa da Mulher Brasileira para o fortalecimento do combate a violência, a qual irá reunir todos os órgãos em um único espaço para atender o público feminino”, ressaltou a secretária da SAMMU, Leila Márcia.

A LIVE será transmitida nesta terça-feira (31), às 19h, nas redes oficiais da prefeitura.

Agosto Lilás

A campanha “Agosto Lilás” foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. São  15 anos da Lei Maria da Penha Lei 11.340/06, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência.

Denúncias

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil. Além da Polícia Militar 190; Parapaz Mulher – DEAM, localizada na Cidade Nova V – WE 31, nº 1112; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, localizado na Cidade Nova II, travessa WE 21, nº 328. Tel. (91) 3245-1081; Defensoria Pública do Estado, localizado na rodovia BR 316, KM 08, esquina com a rua 2 de Junho. Tel. (91) 98156-2462; Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Ananindeua, localizada na rua Zacarias de Assunção, nº 134. Tel. (91) 3255-1854; Ministério Público de Ananindeua. Tel. (91) 3239-4843/ 98837-7570 e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).