SEMCAT encerra Semana do Bebê com ações socioeducativas

05/06/2024 14h38 - Atualizada em 05/06/2024 15h14

"Semana do Bebê" em defesa da primeira infância.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), concluiu terça-feira (04) a programação da "Semana do Bebê" em defesa da primeira infância. O encerramento ocorreu no Parque Cultural Vila Maguary, que recebeu gestantes, mães e bebês acompanhadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, inseridas no Programa "Criança Feliz" (PCF) e "Mãe Ananin".

A "Semana do Bebê" é uma mobilização que propicia o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo das crianças. A iniciativa surgiu em Ananindeua em 2015, com a Lei Municipal nº 2.726, integrando-se às políticas públicas do município e, desde então, faz parte do calendário das atividades das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

Neste ano, a programação aconteceu ao longo do mês de maio, com palestras sobre a importância dos cuidados desde a gestação até os 6 anos de idade da criança. Além de discussões intersetoriais sobre mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de diversas atividades como palestras, oficinas e atividades lúdicas nos CRAS.

Andreia Carvalho, participou de todas as atividades.Andreia Carvalho, mãe da pequena Ayla de 5 meses, participou de todas as atividades relacionadas a "Semana do Bebê". “Sou do CRAS Santana do Aurá e durante todo esse mês tivemos atividades. Foi muito proveitoso, pois pudemos aprender mais sobre o nosso bebê. É muito bom ter o CRAS perto da gente para tirar nossas dúvidas”.

O encerramento contou com brincadeiras, apresentação de balé, pintura facial, orientações sobre a saúde bucal do bebê e atualização da caderneta de vacina. Alessandra Ferreira, madrinha do Teo, de apenas 2 anos, aproveitou a ocasião para colocar as vacinas em dia. Alessandra Ferreira, madrinha do Teo.“Soube que aqui também teria vacinação, então já vim com a caderneta dele em mãos. Só faltava aplicar meningocócica nele. Agora já está tudo ok. Foi ótimo ter esse serviço aqui, porque tem gente que trabalha até tarde ou mora longe e não tem como ir ao porto, e aqui já ajudou bastante”, disse.

Na ocasião, também houve entrega do kit enxoval e higiene para gestantes e puérperas, de acordo com a coordenadora do Programa "Criança  Feliz", Liliane Gaia, são momentos importantes na viabilização da garantia de direitos dos usuários da assistência social. Sara Gabriele, beneficiada pelo programa.Uma das beneficiadas foi Sara Gabriele, de 8 meses de gestação, que fez questão de agradecer e comentou que não conseguiria no momento arcar com esta parte das despesas.

“Eu e meu companheiro estamos desempregados, e até esse momento nós não tínhamos nada para o nosso bebê, já estava preocupada. Esse kit vai nos ajudar bastante. Só tenho que agradecer a prefeitura por receber essas roupinhas para o meu filho e toda a assistência que venho tendo pelo programa Mãe Ananin”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa, esteve presente no evento e comentou. Coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa.“Durante a 'Semana do Bebê', a SEMCAT reforça os trabalhos para a primeira infância. Já são 9 anos dessa ação em Ananindeua, e, a cada ano, vamos superando e atendendo um maior número de beneficiários. Hoje tivemos a culminância de diversas ações realizadas nos CRAS para saudar e orientar as mães, quer sejam de primeira viagem ou não. Também entregamos o Benefício Eventual de Auxílio Natalidade (kit enxoval), o que demonstra que a gestão está atenta à situação de gestantes que possam estar em situação de vulnerabilidade social para que esse momento tão sensível e especial que é a gestação.

Com o evento, a gestão do prefeito Dr. Daniel Santos segue por meio das políticas sociais garantindo atendimento à primeira infância, dos adolescentes, jovens, adultos e idosos munícipes de Ananindeua.