Programa Municipal "Talento e Oportunidade" promove curso de bolos e tortas para mulheres inscritas no Cadastro Único

20/06/2024 11h43 - Atualizada em 26/06/2024 18h31

Programa Municipal "Talento e Oportunidade".A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (SENAC) - Ananindeua e com o Convento "Irmãs Franciscanas", ofertou mais um curso de qualificação profissional no município. Desta vez, de bolos e tortas e direcionado às mulheres inscritas no Cadastro Único, que recebem o benefício Bolsa Família e o BPC, e fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O curso foi uma iniciativa do setor da Proteção Social Bácica com a equipe "Acessuas Trabalho"  e o Programa Municipal "Talento e Oportunidade", que desde 2021 já qualificou cerca de 6 mil pessoas.

Elilde Souza, coordenadora do ″Acessusas Trabalho″.“Contribuir para a mudança de vida de famílias em vulnerabilidade, ofertando cursos profissionalizantes que promovam a geração de renda é um dos objetivos do trabalho realizado pela SEMCAT. Estamos promovendo a oportunidade dessas mulheres, que são beneficiárias de algum programa social, de terem uma profissão, de serem inseridas no mercado de trabalho ou empreendedoras”, afirmou a coordenadora do "Acessusas Trabalho", Elilde Souza.

Samara Silva, do CRAS ’Estrela Ananin’.

Durante o curso, que finaliza no mês de julho, as alunas estão aprendendo diversas técnicas de panificação que vão desde a fabricação de bolos econômicos até receitas mais elaboradas, além de entenderem mais sobre segurança alimentar. Samara Silva, do CRAS 'Estrela Ananin', está maravilhada com tudo que vem aprendendo. “Eu não sabia fazer torta e nem docinho de cupuaçu, o ponto da massa de uma torta nem passava pela minha cabeça. Agora já sei fazer tudo isso e muito mais. Minha vontade é colocar tudo que aprendi em prática e poder vender. Também vou fazer para minha família consumir, assim já economizo”.

Naina Silva, aluna do curso de bolos e tortas.E Naina Silva comentou sobre seus planos após o curso. “Sou mãe solo e no momento estou desempregada, vim fazer o curso de bolos e tortas com o intuito de aprender, montar um negócio de doces com minha irmã e ter uma renda própria. O curso reacendeu a esperança em mim, que por algum tempo estava apagada”.

Lucas Albuquerque, instrutor de gastronomia do SENAC Ananindeua.O instrutor de gastronomia do SENAC Ananindeua, Lucas Albuquerque, responsável por ministrar as aulas, compartilhou o motivo de sua profissão. “Eu cresci em uma comunidade carente. Era uma criança que brincava e participava de projetos como esses, assim, o primeiro curso que fiz foi do SENAC, com a cozinha móvel, mas como eu não tinha idade, não ganhei certificação, mas assistia todas as aulas. Hoje sou instrutor do SENAC e o meu desejo é contribuir e ajudar as comunidades, o que fizeram por mim no passado, quero passar adiante. Então isso aqui é a realização de um sonho, ajudar o meu próximo. Sempre falo para minhas alunas não se acomodarem com a situação que estão vivendo, porque se está bom, pode ficar melhor ainda, se está péssimo, pode melhorar, e a gente consegue isso com educação e trabalho”.