2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Ananindeua

A gestão municipal trabalha para a garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes

20/06/2024 11h55 - Atualizada em 20/06/2024 12h45

2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, integrada pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COMDICA) e do Conselho Tutelar, realizou nesta quarta-feira (19), no auditório da SEMED, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que teve como principal objetivo mostrar os avanços e desafios do município na caminhada da garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

Titular da SEMCAT, Grace Soares.Na área da assistência social, a secretária da SEMCAT, Grace Soares, destacou as articulações de fortalecimento para o alcance do público alvo. “O segundo fórum foi um momento de avaliarmos tudo que o município em conjunto com a sociedade já tem feito em prol dos direitos fundamentais para a promoção de uma infância e juventude mais digna aqui em Ananindeua. Nesses quatro anos, nós criamos o NUCA, que é o núcleo que reúne crianças e adolescentes de diversos territórios do município para estimular e garantir a participação cidadã desse público em questões relevantes a suas vidas”.

E continuou. “Lançamos o Fluxo com Respeito, com a distribuição de absorventes pelos CRAS e escolas municipais, em que as meninas estão sendo acompanhadas por uma equipe multiprofissional. Reforçamos os trabalhos de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Temos o Programa 'Mãe Ananin', que envolve as secretarias da SEMCAT e SESAU, com o acompanhamento da criança desde a gestação até dois anos de idade. Assim, o compromisso com o 'Selo Unicef' demonstra o empenho da gestão do prefeito Dr. Daniel Santos, em construir um futuro melhor e mais inclusivo para todos os seus habitantes, com a criação de programa e projetos ampliando o acesso à saúde, educação, cultura e lazer, com qualidade, como todos os nossos cidadãos merecem”, afirmou a secretária Grace.

Titular da SEMED, Ana Paulo Renato.A titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Ana Paula Fernandes Renato, ressaltou os avanços que o município teve na área da educação. “Hoje nós mostramos o fruto de quatro anos de trabalho voltados à garantia de direitos de todo aluno, seja criança ou adolescente, uma vez que o nosso prefeito preconiza a garantia de direito de todos eles. Então, criamos em 2021 o Movimento 'Educa Ananindeua', que garante a todos os alunos que aprendam na idade certa, que o aluno tenha acesso à matrícula, que o aluno termine a sua vida acadêmica recebendo serviços de qualidade na educação pública do nosso município. Assim, conseguimos inovar e tornar Ananindeua a cidade com a maior taxa de alfabetização da região Norte, com  97,20% dos moradores do município sabem ler e escrever, taxa que está acima da média do Pará e da média nacional”.

E prosseguiu. “A estrutura de nossas escolas também receberam melhorias, com reformas e ampliação, o que possibilitou entregarmos um serviço de qualidade aos nossos alunos, sem contar que iniciamos a gestão do prefeito Dr. Daniel Santos com 85 escolas e agora já estamos com 90 e caminhando para 94 escolas dentro do município”, frisou Ana Paula.

Fabrícia Fiúza, coordenadora da saúde da criança em Ananindeua.A coordenadora da saúde da criança no município, Fabrícia Fiúza, enfatizou sobre a vacinação. “Nesses quase quatro anos de governo, nós implantamos o 'Mãe Ananin', que ajudou a reduzir o índice de mortalidade materna e infantil de Ananindeua por meio de ações e serviços intersetoriais, que vão desde o pré-natal, parto e pós-parto. Expandimos o teste do pezinho nas unidades. Nossas unidades de saúde foram reformadas e ampliadas, também foram criados novos centros de saúde. Aumentamos o índice de vacinação, saímos de níveis extremamente baixos para uma cobertura de acima de 70%. Fomentamos parcerias no combate a violência contra crianças e adolescentes, trabalhamos a prevenção da gravidez na adolescência, dentre outras ações que têm garantido a possibilidade de melhorar a qualidade de vida da primeira infância e dos jovens de Ananindeua”.

Elza Magalhães, presidente do COMDICA.Elza Magalhães, presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COMDICA), comentou sobre tudo que foi exposto durante o evento.  “A importância desse encontro reside na participação ativa da comunidade na construção de um ambiente mais justo e inclusivo para os jovens. Esse espaço de diálogo e colaboração permite que as necessidades reais da população sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas. Foi gratificante ver o quanto o município tem avançado, promovendo uma cultura de respeito e promoção dos direitos da infância e adolescência”.

Kelly Cristina, representando os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).Representando os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Kelly Cristina contou como foi participar do processo de elaboração e execução do Plano Municipal. “Foi muito importante para nós, participamos de vários eventos, é bom saber que a prefeitura está investindo nisso, para mim e para os outros também, para o bem de todos. Participamos das palestras nos CRAS sobre gravidez na adolescência e sobre prevenção. Também temos oficinas nos CRAS, o que nos ajuda fazer amizades. E o colégio também é muito legal, aprendo bastante, quero ser médica”, relatou.

A gestão municipal segue avançando para garantir o direito de todas as crianças e adolescentes que vivem em Ananindeua.