Atividades envolvendo dança promovem inclusão e desenvolvimento de idosos atendidos nos CRAS de Ananindeua

24/06/2024 12h17 - Atualizada em 24/06/2024 12h55

Inclusão e desenvolvimento de idosos atendidos nos CRAS de Ananindeua.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), promove inúmeras atividades destinadas ao público idoso nos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Entre as atividades, está a capoterapia, que busca estimular habilidades, promover a troca de experiências e o convívio social, além de proporcionar a diminuição das tensões e  angústias, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Coordenadora do CRAS Daniel Reis, Maria Carmelita.“A oficina é ofertada pelo 'Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos' que visa promover o trabalho social para fortalecer relações familiares e comunitárias, também tem o intuito de integrar e trocar experiências entre os participantes, valorizando a vida em coletividade. A dança proporciona aos idosos bem estar físico, social e psicológico; benéfica para a saúde e uma atividade que traz satisfação pessoal,” explica a coordenadora do CRAS Daniel Reis, Maria Carmelita.

Aposentada, Maria Socorro, com a saúde 100%.A aposentada, Maria Socorro, 74 anos, destacou que as músicas fazem com que ela sinta a felicidade. “Quando comecei a frequentar o CRAS e voltei a dançar, minha saúde melhorou 100%, pois a gente vai envelhecendo e parece que as pessoas não nos dão mais atenção, mas quando passei a conhecer e conversar com outras pessoas da mesma idade, percebi que serviu de estimulante para alegria, e através do convívio em grupo deixei de lado a vergonha”.

Dona Edina Isabel, fez muitos amigos no CRAS.

Já a dona Edina Isabel, 64 anos,  não abre mão de participar das atividades. “Há 18 anos participo do CRAS, nunca deixei e nunca vou deixar, porque me sinto muito bem aqui. No CRAS fiz amigos, participo das oficinas, passeios e outras atividades. Aqui, venho para sorrir, me movimentar e conversar.

Pelo sorriso dessa turma, dá pra sentir a alegria que a oficina proporciona aos participantes. Para saber datas e horários de cada atividade desenvolvida nos CRAS, basta você procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo da sua residência. É a gestão municipal trabalhando para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão.