CRAS desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes em Ananindeua

27/06/2024 09h58
Secom

Atividades recreativas e oficinas socioeducativas realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua.Auxiliar na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais das crianças e adolescentes de Ananindeua são alguns dos objetivos da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), a qual vem desenvolvendo por meio de atividades recreativas e oficinas socioeducativas realizadas nos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. 

Titular da SEMCAT, Grace Soares.“Desde o início da gestão do prefeito Dr. Daniel Santos, temos pensado em formas de oferecer atividades socioeducativas para o público de 6 a 17 anos fora do horário escolar, pois nossa  intenção é prevenir as situações de riscos sociais e fortalecer os vínculos e incentivar a socialização e a convivência com a comunidade. Hoje, atendemos aproximadamente 2727 crianças e adolescentes através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atividades cuidadosamente planejadas”, ressaltou a secretária da SEMCAT, Grace Soares.

Facilitador do CRAS Jaderlândia, Arion Oliveira.Para o facilitador do CRAS Jaderlândia, Arion Oliveira, as oficinas possibilitam que as crianças tenham um convívio saudável com outras crianças através do esporte. "Hoje em dia as crianças e os adolescentes ficam muito tempo em casa usando celulares e não têm uma recreação, possibilitar isso a eles é essencial pra vida, pois aprendem comportamentos, fazem amizades, a coordenação corporal melhora, socializam, convivem de forma saudável", destacou.


Karen Rebeca, faz amizades e ganha lanches.Karen Rebeca, de 7 anos, participa das oficinas oferecidas pelo CRAS. “Gosto muito das brincadeiras e das aulas de jiu-jitsu. Aqui, eu treino, faço novas amizades e também ganhamos lanches. É muito legal vir para cá”.

Jorge Lucas, adora todas as atividades e gosta mesmo é do futebol.Jorge Lucas, de 9 anos, o que o motiva é o futebol. “Adoro todas as atividades que temos aqui, mas o que mais gosto é o futebol, é melhor jogar aqui dentro do que na rua. Tenho mais segurança e ainda faço novas amizades”.