Pipaço Ananin levou diversão para crianças e adolescentes dos CRAS
Secom
O céu da Orla de Ananindeua estava diferente no dia 10 de julho, cheio de cores com o Pipaço Ananin. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), reuniu crianças e adolescentes acompanhas pelos 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua. O objetivo do evento foi proporcionar um momento de lazer e descontração para os participantes e inteirai-los com suas famílias e a comunidade, além de comemorar os 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Hoje reunimos as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executado pelas unidades dos 10 CRAS da nossa cidade, com o intuito de fomentar, por meio de brincadeiras, os direitos e deveres desse público alvo, exatamente para empoderar a sociedade e viabilizar com que as crianças adolescentes, dentro da perspectiva dos direitos, sejam cada vez mais protegidos e defendidos. Assim, por meio de atividades lúdicas, elas possam compreender um pouco mais sobre os seus direitos. Claro que também estamos fortalecendo vínculos comunitários e familiares, criando memórias afetivas. Essa ação também vem comemorar os 34 anos da promulgação do ECA”, explicou a secretária da SEMCAT, Grace Soares.
Dona Nelma Vieira levou os netos para se divertirem na orla. “Sou do CRAS Guanabara e sou muito grata a equipe, porque depois de aposentada eu não sabia muito o que fazer e o CRAS abriu um mundo de atividades pra mim e para os meus netos. Trouxe diversão e alegria para gente, um passa tempo bom e sem contar que é bom para saúde. Hoje me sinto realizada e feliz em trazer pela primeira vez as crianças aqui na orla”, comentou.
Já Rosiane Amorê não escondia a felicidade e poder empinar pela primeira vez com o filho. “É a primeira vez que vejo meu filho empinando pipa e estou muito feliz. Ele também está gostando, porque é uma parte das férias dele que ele não esperava, empinando pipa aqui na orla com a turminha do CRAS. Está sendo muito bom”. O pequeno Messias, de 7 anos, completou. “Tô muito feliz de tá empinando pipa aqui na orla”.
Mônica Gomes é do CRAS Complexo do VI fez questão de participar do Pipaço. “É muito bom poder passear com meus filhos, ver eles brincando, sorrindo e se divertindo, sem preocupação. É gratificante e só posso agradecer a prefeitura por esse momento de lazer. Tô vendo pela primeira vez meu filho empinando, momento que vai ficar guardado com muito carinho na minha memória”. Luiz Felipe, de 10 anos, compartilhou a experiência de poder brincar na orla de Ananindeua. “Aqui foi muito legal, porque pude correr, não me preocupei com carro e nem moto. Também não tem fio elétrico, o que me deixou feliz”.
Durante o evento, as crianças e adolescentes foram orientados sobre o uso indevido do cerol e incentivados com brincadeiras saudáveis. A gestão municipal segue trabalhando em prol de todos os cidadãos.