Aulas de FitDance promovem bem-estar para idosos atendidos pelo CRAS Estrela Ananin
Secom
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), oferece aulas de FitDance aos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, localizado no Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas. O objetivo da atividade é melhorar o equilíbrio – reduzindo os riscos de quedas –, desenvolver a coordenação motora, aumentar a flexibilidade, aliviar dores musculares e, principalmente, fortalecer os vínculos comunitários.
Coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina Sousa.Segundo Maria Cristina Sousa, coordenadora da Proteção Social Básica, o FitDance ajuda os praticantes a se movimentarem e a estimular tanto o corpo quanto a mente, promovendo o bem-estar. "É fundamental garantir que a população idosa do nosso município tenha acesso a essas atividades. O projeto é muito interessante porque, além de melhorar a saúde com a prática de exercícios físicos, incentiva a interação social do grupo. As aulas são um 'mix' de ritmos e movimentos variados, trazendo alegria e diversão", afirmou.
Dona Isabel Meireles, 71 anos.As aulas de FitDance têm sido um grande sucesso entre os idosos. Dona Isabel Meireles, 71 anos, participou e aprovou a iniciativa do CRAS. “É uma atividade que faz bem para todos, não só para a terceira idade”, disse. Ela ainda destacou os benefícios de socialização proporcionados pelo Centro: “Aqui me sinto bem emocionalmente. Converso, me distraio e deixo as preocupações de lado”.
Vera Gama, 65 anos.Outra participante entusiasmada é Vera Gama, 65 anos, que "foi até ao chão" durante a aula. "Antes eu só caminhava, mas com a idade percebi que precisava fazer mais. No CRAS, temos várias atividades, nunca ficamos paradas. Hoje não quero outra vida, estou aqui toda semana. Isso tem me ajudado muito com minha saúde e me dá ânimo para as tarefas do dia a dia, além de me proporcionar companhia, já que em casa sou só eu e minha filha, e acabo ficando muito sozinha", comentou.
Dona Maria Evaristo, 68 anos.Dona Maria Evaristo, 68 anos, com um sorriso no rosto, compartilhou sua satisfação: "Eu tinha problemas de circulação e dores no corpo, mas depois que comecei a participar das atividades, melhorei bastante. Adoro as aulas, elas elevam nossa autoestima e nos ajudam a superar os desafios da vida".
Para participar das atividades oferecidas pela SEMCAT, basta ir ao CRAS mais próximo de sua residência de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.