Prefeitura de Ananindeua leva o CadÚnico mais próximo de cada morador

As visitas são realizadas por equipes capacitadas e treinadas

06/11/2024 12h40
Secom

Averiguação do Cadastro Único.A realização de visitas domiciliares para averiguação do Cadastro Único é uma estratégia fundamental para garantir que as informações fornecidas pelas famílias estejam atualizadas e condizentes com a realidade, permitindo que os benefícios sociais sejam destinados a quem realmente necessita. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) tem adotado essa prática como uma forma de conferir mais precisão e eficácia aos programas sociais. 

Em entrevista, a secretária da SEMCAT, Grace Soares, explicou que essas visitas são essenciais para que a prefeitura tenha uma visão mais próxima das condições de vida das famílias. “As informações que recebemos no Cadastro Único, em alguns casos, podem não refletir a situação atual das famílias, seja por mudanças recentes, como perda de emprego ou aumento no número de dependentes, ou até mesmo por erro de preenchimento no cadastro. Com as visitas domiciliares, conseguimos identificar essas mudanças e garantir que os dados estejam corretos e o benefício não seja cancelado”, afirma.

Segundo a secretária, as visitas são realizadas por equipes capacitadas e treinadas para lidar com as diversas realidades sociais e econômicas. “Nossos profissionais têm um olhar humanizado, pois entendemos que as famílias muitas vezes enfrentam situações delicadas e que podem se sentir desconfortáveis em fornecer certas informações. Por isso, a abordagem durante as visitas é sempre respeitosa e focada no apoio e na melhoria das condições de vida dessas pessoas”, detalha.

Além de verificar as informações, as visitas também permitem que as equipes identifiquem outras necessidades das famílias que, muitas vezes, não são relatadas no cadastro. “Esse contato direto nos ajuda a conhecer melhor as necessidades e a orientar as famílias sobre outros programas sociais e serviços que podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida”, acrescenta a secretária.


Dona Maria José, moradora do bairro Coqueiro.Já para dona Maria José, moradora do bairro Coqueiro, o trabalho das equipes foi fundamental para orientá-la no seu cadastro e garantir o acesso ao benefício. “Foi muito importante porque, desde o último cadastro, minha situação mudou. Graças a Deus que a equipe CadÚnico veio aqui e pelo menos não vou precisar ir até a sede para resolver esse problema do meu benefício. Estou muito feliz da equipe estar aqui na minha residência”, contou.

As visitas domiciliares são uma prática que fortalece a política de assistência social, pois asseguram que o Cadastro Único, base de dados usada para concessão de benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja sempre atualizado. Com isso, a Prefeitura de Ananindeua promove mais justiça social, garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.