Idosos do CRAS Curuçambá esbanjam alegria e muita animação

07/11/2024 16h51 - Atualizada em 07/11/2024 17h14
Secom

Valorização da pessoa idosa.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), realizou na última quarta-feira, 07, uma ação especial em homenagem aos idosos atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá. O evento, focado na valorização da pessoa idosa, teve como objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de promover o bem-estar.


Coordenadora do CRAS, Joicilene Barradas.A coordenadora do CRAS, Joicilene Barradas, destacou a importância da ação e o compromisso do centro com a inclusão e valorização dos idosos, reforçando a diferença entre o acolhimento oferecido pelo CRAS e a realidade enfrentada pelos idosos na sociedade. “Sabemos que, muitas vezes, a sociedade acaba esquecendo de valorizar nossos idosos, mas aqui no CRAS fazemos questão de respeitá-los e tratá-los com o carinho e a dignidade que merecem. Esse evento não é apenas uma comemoração, mas um momento de fortalecer os laços com nossos idosos. Queremos que eles se sintam acolhidos e saibam que estamos aqui para apoiá-los em todas as fases da vida”, explicou.

A secretária da SEMCAT, Grace Soares, reforçou o papel do CRAS em assegurar os direitos e a dignidade dos idosos. “Muitos idosos desconhecem os direitos que possuem e os serviços que estão à disposição deles. Infelizmente, o descaso ainda é uma realidade na sociedade, mas o CRAS tem a missão de garantir que eles sejam ouvidos, respeitados e que vivam com dignidade”, afirmou.


Abdal Pereira, de 79 anos, elogiou a iniciativa.O evento trouxe uma programação variada, com atividades como oficinas de canto, dança e rodas de conversa sobre direitos, reforçando o compromisso do CRAS com o cuidado e atenção dedicados aos idosos. Abdal Pereira, de 79 anos, elogiou a iniciativa e compartilhou sua satisfação em participar. “A sociedade muitas vezes nos esquece, mas aqui no CRAS me sinto valorizado. Esses encontros mostram que somos importantes e que nossa experiência conta. Desde a criação do CRAS Curuçambá, participo aqui e me sinto muito bem”.


Maria de Lourdes Pereira, de 71 anos, contou que é muito bom ter um lugar onde sente respeito.Toda sorridente, Maria de Lourdes Pereira, de 71 anos, contou que o CRAS lhe trouxe alegria e renovação. “Estou aqui há 15 anos. Cheguei após o falecimento do meu marido e estava muito triste, mas hoje me sinto mais jovem e feliz. Aprendi muitas coisas aqui, coisas que antes não sabia, como os meus direitos e a importância do autocuidado. Gosto muito daqui; é muito bom ter um lugar onde somos respeitados e recebemos atenção. Aqui fiz amizades, e nos sentimos como crianças de novo”, relatou.

Maria de Lourdes, de 67 anos "transformou minha vida".Outra participante, Maria de Lourdes, de 67 anos, também compartilhou sua experiência. “Quando entrei no CRAS, estava bem magrinha, passando por uma decepção. Com as atividades e o apoio da equipe, melhorei muito. Aqui me sinto mais jovem.” E ela deixou um convite especial: “Podem vir para o CRAS; aqui é um lugar de superação para nós. O CRAS transformou minha vida”.

A ação foi um sucesso, reafirmando que a socialização é também uma forma de preservar as memórias, além de favorecer a saúde mental e física do idoso. O CRAS fortalece a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de seus vínculos, promovendo seu acesso e usufruto de direitos e contribuindo na melhoria da qualidade de vida.