CRAS Daniel Reis promove conscientização sobre o Novembro Azul

Saúde masculina em foco: prevenção e cuidado

18/11/2024 13h15 - Atualizada em 18/11/2024 13h40
Secom

Campanha nacional "Novembro Azul".Com o objetivo de reforçar a campanha nacional do "Novembro Azul", a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Trabalho (SEMCAT) de Ananindeua, por meio dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), está realizando ações ao longo do mês para informar os usuários sobre o câncer de próstata. As iniciativas destacam a importância da prevenção, os sintomas da doença e as possibilidades de tratamento.

Nesta segunda-feira (18), foi a vez do CRAS Daniel Reis receber a ação, que contou com uma palestra educativa ministrada pela equipe técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Leão. O momento teve como destaque a desmistificação do exame de toque retal, considerado essencial para a detecção precoce da doença.

Enfermeiro Jonathan Sampaio, um dos palestrantes.“O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens, mas também uma das mais tratáveis quando diagnosticada precocemente. Nosso papel é oferecer conhecimento e incentivar os cuidados. Infelizmente, ainda há muita resistência; muitos homens só procuram ajuda quando a doença já está em estágio avançado. É essencial quebrar esse preconceito e mostrar que cuidar da saúde deve ser uma prioridade”, enfatizou o enfermeiro Jonathan Sampaio, um dos palestrantes.

José Silva, de 71 anos, elogiou a iniciativa.A ação também deixou impacto nos participantes. O senhor José Silva, de 71 anos, elogiou a iniciativa. “Essa palestra foi esclarecedora. Pude tirar dúvidas e aprendi muito sobre os sintomas do câncer de próstata. Vou conversar com meu filho hoje mesmo sobre o que aprendi. O CRAS é fundamental para nós, idosos. Além de trazer informação, oferece atividades como dança, hidroginástica. Tem até baile do idoso, onde me senti um garoto novamente. Aqui, sinto que sou valorizado”, declarou.

Coordenadora do CRAS Daniel Reis, Maria Carmelita.Maria Carmelita, coordenadora do CRAS Daniel Reis, reforçou a importância de ações como esta. “O Novembro Azul não trata apenas da prevenção ao câncer de próstata, mas também busca conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde como um todo. Nosso objetivo é transformar a relação da comunidade com o cuidado preventivo”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estima-se a ocorrência de 71.730 novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025.

O diagnóstico da doença envolve exames clínicos, como o toque retal, e laboratoriais, como o Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é fundamental, pois permite ao médico avaliar a textura da glândula e identificar alterações, como nódulos, de maneira rápida e minimamente incômoda.