União, alegria e diversidade marcam ação de Natal no CRAS do Complexo VI
Secom
“Ver o sorriso no rosto das crianças e a emoção nos olhos dos idosos é o que faz tudo valer a pena. Esse momento é a prova de que o nosso trabalho está no caminho certo. O CRAS transforma vidas.” Com essas palavras, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo do VI, Regina Arrais, resumiu a essência da ação de Natal.
A festa, que aconteceu na última quarta-feira, 12, no CRAS Complexo, reuniu crianças, jovens, adultos e idosos para celebrar o encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento foi uma verdadeira celebração da diversidade e da força coletiva, com atrações para todas as idades e momentos de integração que fortaleceram ainda mais os laços entre os participantes.
Uma programação repleta de emoção e talentos
A abertura ficou por conta do coral de idosos, que emocionou o público com canções natalinas. Dona Irene Maria Pinto, de 67 anos, comentou: “O CRAS para mim é tudo. Nele eu me divirto, converso, encontro minhas amigas, danço. Aqui a gente esquece os problemas. Aqui é uma família maravilhosa, uma verdadeira união. O CRAS me faz bem. Hoje sou outra pessoa e esse evento tá sendo maravilhoso, dia de reencontros, de cantarmos, de comemorar e ser feliz. Saio daqui mais leve”.
Em seguida, as crianças trouxeram uma apresentação reflexiva sobre o verdadeiro espírito do Natal, contando ainda com as adolescentes que deram um show à parte com uma apresentação que arrancou aplausos calorosos da plateia. Agatha Esté Trindade, de 12 anos, foi uma das participantes: “Faço parte do projeto Fluxo com Respeito. Gosto participar do CRAS, a gente aprende bastante coisa. Hoje coreografamos uma música. Foi muito legal. Muito lindo”, resume a jovem.
Já a equipe de karatê demonstrou disciplina e energia com movimentos precisos que encantaram crianças e adultos. Yarlen Joaquim, de 8 anos, pratica karatê, contou sobre a experiência dentro da arte marcial: “Gosto muito das atividades do CRAS, principalmente do karatê, já até mudei de faixa. Hoje apresentamos um pouco do que acontece nas aulas”.
Camila Lobato, mãe do Lucas Gabriel, de 9 anos, e do pequeno Vitor Emmanuel, de 1 ano, fez questão de participar do evento:
A equipe do CRAS me ajuda muito, eles me auxiliaram no meu cadastro único, me informaram sobre os benefícios que tenho direito. Aqui, vejo como os meus filhos são queridos e o quanto estão desenvolvendo. O mais velho era muito retraído, agora ele já fala com as pessoas, brinca com as outras crianças, até se apresentou no karatê. Sou muito grata ao CRAS. Agradeço por esses momentos de convivência, porque temos a oportunidade de conversar com outras mães, isso ajuda muito na nossa mente. Ano que vem estarei aqui também, se Deus quiser.
“Ao longo do ano, o CRAS do Complexo VI trabalhou para promover a convivência comunitária e fortalecer vínculos, e essa celebração foi o reflexo de todo o esforço e dedicação”, comenta Camila.
“Esse momento reforça a importância de cuidarmos uns dos outros, de valorizarmos o que nos une. Mais do que um encerramento, é um novo começo para continuarmos construindo uma comunidade mais forte e solidária”, destacou a coordenadora do CRAS, Regina Arrais.
O evento encerrou o calendário de atividades de 2024 com chave de ouro, deixando a certeza de que ações como essa fortalecem não só os vínculos, mas também os sonhos de um futuro mais acolhedor para todos.