Inauguração do novo espaço da ILPI em Ananindeua promove acolhimento digno e humanizado para idosos

10/01/2025 17h23
Secom

“No fundo, o que todos nós desejamos é ser bem tratado, bem cuidado, ser visto e reconhecido. Porém, para muitos, a realidade é bem diferente. Este espaço simboliza o cuidado e o respeito que nossos idosos merecem. Eles são os pilares da história da nossa cidade e por isso, têm direito a toda dignidade e acolhimento possível. Merecem ser valorizados, respeitados e amados. Este é mais um passo para garantir que ninguém fique desamparado. Que possamos continuar fazendo o que mais amamos: trabalhar e construir, juntos, uma Ananindeua melhor para todos”.

Essas foram as palavras do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, durante a cerimônia de inauguração do novo espaço da Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) que ocorreu nesta sexta-feira, 10. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat).

A unidade, antes localizada no bairro Águas Brancas, agora está instalada em um amplo terreno de 6.400 metros quadrados no bairro Águas Lindas. Com 1.400 metros quadrados de área construída, o novo espaço é um marco na assistência aos idosos do município. A infraestrutura moderna e planejada inclui dois salões, sete banheiros, sete áreas de lazer, uma piscina, escritório administrativo, salas técnicas e de enfermagem, cinco quartos e uma cozinha equipada. Todo o ambiente foi projetado para oferecer conforto, segurança e qualidade de vida aos idosos acolhidos.

A secretária da Semcat, Francy Pereira, reforçou o compromisso com a política de assistência social no município: “Sabemos que muitos desses idosos chegam aqui em situações de extrema vulnerabilidade, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Este novo espaço é mais do que um abrigo; é um lar onde eles podem encontrar segurança, respeito e afeto. Estamos felizes em oferecer um ambiente que atende às suas necessidades de maneira humanizada”.


Histórias de superação e acolhimento

Entre os moradores da ILPI está dona Vera Rodrigues, de 62 anos, que sofreu um crime cibernético e encontra-se em situação de vulnerabilidade. “Ninguém está livre de um estado de vulnerabilidade social, a nossa vida pode ser mudada num estalar. Cheguei aqui com a roupa do corpo, não tinha nada.  Agradeço ao Pai Eterno por estar a cá. Vivíamos em uma casa menor e hoje estamos inaugurando um espaço grande e maravilhoso, concedido pelo Dr. Daniel. Só tenho que agradecer. Agradeço a equipe técnica, que somos extremamente bem cuidados, se não fosse por eles, nada disso teria sentido”.

Dona Alice Coelho, de 94 anos, é uma das moradoras mais antigas da ILPI e não deixou de agradecer: “Eu morava sozinha, até sofri um acidente dentro de casa e entenderam que eu precisava de ajuda. Agora estou bem. Aqui encontrei gente que gosta de mim e se importa comigo, que cuida da minha saúde, da minha alimentação, da minha segurança. Sou muito bem cuidada”.

 

Estrutura que promove dignidade

Além de acolher idosos em situação de vulnerabilidade, a ILPI é um espaço de convivência e cuidado para pessoas que enfrentaram abandono, violência ou negligência. A acolhida é provisória, mas sem limite de tempo, permitindo que cada idoso tenha a proteção necessária até que sua situação se estabilize.

O novo espaço também reforça o compromisso da Prefeitura de Ananindeua em promover políticas públicas inclusivas: “O acolhimento no ILPI vai além de oferecer um lugar para morar. Aqui, trabalhamos para resgatar histórias de vida, fortalecer a autoestima e promover momentos de alegria. É um local onde garantimos os direitos da pessoa idosa. Nossa equipe está empenhada em assegurar um ambiente acolhedor e respeitoso. Temos equipe técnica, equipe de saúde, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social. Tudo isso com um trabalho humanizado, muito afeto e dedicação”, frisou a assistente social da SEMCAT, Tálita do Vale.

Durante a cerimônia, os presentes puderam conhecer as novas instalações e ouvir relatos de idosos e profissionais que vivenciaram o impacto positivo do acolhimento: “O que vejo aqui é muito mais do que um prédio bonito, é a materialização de um compromisso genuíno com o cuidado e a dignidade dos nossos idosos. Quero agradecer à equipe da SEMCAT, à Prefeitura de Ananindeua e à nossa deputada federal Alessandra Haber por tornarem essa conquista possível. Faço, ainda, um apelo aos nossos amigos parlamentares: que mantenham um olhar atento e sensível para este espaço e se juntem a nós no fortalecimento das políticas públicas voltadas aos idosos. Juntos, podemos transformar vidas e garantir um futuro mais digno para quem tanto contribuiu para nossa sociedade”, concluiu a vereadora Francy Pará, que acompanhou o evento.

Com o novo ILPI, Ananindeua reafirma seu compromisso com políticas de assistência social, garantindo que seus cidadãos mais experientes vivam com respeito, conforto e dignidade.