Escola da ilha de Igarapé Grande será transformada em tempo integral

09/04/2022 18h01

A manhã deste sábado, 09 de março, foi de decisão e oportunidade para a comunidade escolar da EMEF Domiciano de Farias, localizada na ilha de Igarapé Grande. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Educação (Semed), reuniu pais e responsáveis dos alunos para uma consulta pública sobre a proposta de transformar a unidade em tempo integral.

A escola conta, atualmente, com cinco salas e 94 alunos, sendo 46 no turno da manhã e 48 de tarde. O novo modelo de ensino irá ampliar a carga horária de professores e possibilitar que os estudantes passem mais tempo na escola, já que em média, somente nos trajetos de ida e volta, é desperdiçado um tempo aproximado de 2h e 30 minutos.

O prefeito Dr. Daniel Santos destacou a importância das ilhas para o município de Ananindeua e de como o tempo integral vai ajudar também no crescimento da economia e, principalmente, na melhora da educação.

No tempo integral, os alunos entrarão às 8h, retornarão para casa somente às 17h e farão cinco refeições diárias. O ensino regular será mantido e haverá a implementação do “Projeto de Vida”, uma série de atividades que complementarão o currículo dos alunos, tais como: canto, agricultura, panificação, arte, tecnologia e muitas outras.

Jhenisson é mestre de obras, pai de duas crianças da escola e votou sim para a modalidade. “Essa é uma oportunidade ótima que vai melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças e ajudar também na rotina familiar, pois, agora, nós pais teremos mais tempo para trabalhar e saberemos que nossos filhos estão na escola bem cuidados”, disse ele, parabenizando a prefeitura pela iniciativa.

É inevitável falar de educação e de escola sem citar o cenário pandêmico que afetou o Brasil e o mundo inteiro. Para a secretária de educação, professora Leila Freire, “o tempo integral vai ajudar a diminuir as lacunas de aprendizado que a pandemia trouxe,  fazendo com que os alunos aproveitem o máximo de tempo possível tudo que o município irá oferecer”.

Ao final, diversos kits escolares e de higiene foram entregues e dando continuidade ao projeto “Fluxo com Respeito”, sobre dignidade menstrual, absorventes íntimos também foram distribuídos às alunas da escola.