Programa “Tempo de Aprender” chega às escolas do município

29/04/2022 13h22 - Atualizada em 29/04/2022 15h40

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu nesta última semana de abril, em seu auditório, os selecionados ao Processo Seletivo para o cargo de Assistente de Alfabetização. O certame ofertou 42 vagas para o programa “Tempo de Aprender”, do Governo Federal, onde o público alvo eram professores ou acadêmicos a partir do 5ª semestre (pedagogia, letras e matemática). O processo foi realizado durante os dias 29 e 30 de março.

O programa visa selecionar voluntários que irão realizar atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme a orientação da Secretaria de Educação e com o apoio da Gestão Escolar. O período em que os selecionados irão atuar é em média quatro meses, onde eles terão uma ajuda de custo com lanches e material didático, com carga horária de 15 horas semanais de segunda a sexta-feira.

Para Monique Esteves, uma das selecionadas, é grandioso poder participar de um projeto de cunho nacional que visa a alfabetização como uma das principias pirâmides da educação “fui selecionada para a escola Yacta Rebelo, no Júlia Seffer, estou muito entusiasmada para fazer parte desse processo, e que eu posso ajudar a levantar os números de alunos alfabetizados durante a minha passagem por lá”, finalizou a selecionada.

Quem também está muito feliz pela chagada de um novo reforço para a escola Cândida de Souza, é o gestor Fernando Augusto, que se diz bem empolgado. “Receber esses professores alfabetizadores é muito importante para reforçarmos e vencermos o atraso no aprendizado de letramento dos nossos alunos, que sofreram durante esse período pandêmico.  Escola Cândida está de portas abertas, todos são bem-vindos”. Concluiu o gestor.

O direito a aprender dos estudantes é garantido pela a legislação que rege os parâmetros da educação básica: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a própria Constituição.