Crianças do Irmã Dulce participam do "Projeto Cuquinha"

02/05/2022 19h18 - Atualizada em 02/05/2022 20h13
Secom

Toda criança gosta de bagunça, mas o que os alunos da Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, no bairro de Águas Lindas, fizeram na escola passou muito longe de uma bagunça generalizada. Trata-se do "Projeto Cuquinha", que teve a sua culminância na última sexta-feira, dia 29 de abril, com a participação de todas as turmas da creche. Na ocasião, foram realizadas apresentações de trabalho, plantio de sementes e até o preparo de uma sopa pelos pequenos.

O principal objetivo do projeto é fazer com que as crianças criem vínculos com os alimentos que são oferecidos na escola, tais como verduras, legumes e proteínas e, acima de tudo, que possam aprender sobre a boa alimentação. 

Para a professora Cristiane Silva, este é um momento de descobertas para a criança, onde ela pode participar de forma ativa dentro da proposta da atividade que lhe foi passada. "O momento mais importante foi no preparo da sopa, pois todos participaram das etapas do preparo e ao final puderam levar esta iguaria feita com amor para casa como degustação aos familiares”, celebrou a docente pelo sucesso do projeto.

A pequena Pérola vitória, aluna do maternal II D, contou que gostou muito de de todas as atividades, principalmente do preparo da sopa. “Eu gosto muito de sopa, de batata e carne e agora já posso ensinar minha mamãe em casa a fazer”, disse.

Vale ressaltar que a alimentação escolar é um direito garantido por meio da Lei 11.947/2009, a lei do PNAE, considerada como importante marco na luta pela segurança alimentar e nutricional das crianças e adolescentes.