Creche é reinaugurada totalmente revitalizada no Conjunto Girassol

03/06/2022 15h01
Secom

Com o projeto de abranger todos os bairros do município com unidades escolares revitalizadas, chegou a vez da Comunidade Girassol, no bairro de Águas Brancas, receber seu Centro de Referência de Educação Infantil totalmente reformado, com ambientes confortáveis e adequados. A reinauguração foi realizada na manhã desta sexta-feira, 03, com a presença de uma comunidade muito animada e emocionada, do prefeito Dr. Daniel Santos e a secretária municipal de educação Leila Freire. 

Tatiana Valéria, moradora do conjunto e mãe da aluna Maria Eduarda de dois anos, estava muito emocionada em ver como a unidade escolar ficou e em saber que sua filha agora estudará em um ambiente confortável. 

"Estou muito emocionada em saber que minha filha vai ter uma estrutura como esta unidade para poder estudar. Realmente é emocionante, saber que podemos ir trabalhar tranquilos e nossos filhos estão sendo bem cuidados. Os alunos precisam ter um incentivo para estudar e o quintal vem oferecer outras formas de estudo para eles. Estávamos precisando de todo esse investimento", comentou Tatiana. 

"São 23 escolas em um ano e meio de mandato, mesmo com o tempo de pandemia, não esquecemos que a educação precisava retomar em um ambiente adequado. Desde o primeiro dia do nosso mandato, estamos trabalhando para valorizar todos os lados de Ananindeua, sem diferença", comentou o prefeito Dr. Daniel, que ressaltou também sobre a valorização que vem oferecendo à comunidade "6 milhões de reais estamos investindo aqui no conjunto Girassol, pavimentando todas as ruas. Águas Brancas nunca teve em sua história tanta obra, tanto investimento. O nosso único compromisso é com cada morador do nosso município". 

A festa de reinauguração contou com apresentação das crianças, que deram um show fora a parte, com a misse Monique Gonçalves de 2 anos, e a encenação fantasiados de girassol, em referência ao nome da creche. O diferencial ficou por conta dos pais dos alunos, que formaram coral e se emocionaram ao som das músicas "o que é, o que é?" de Gonzaguinha e "novo tempo" de Ivan Lins. 

A CMREI Girassol atende cerca de 338 alunos de creche e pré-escola (faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade), nos turnos manhã e tarde. E teve todo seu espaço físico revitalizado, a fim de garantir mais comodidade e qualidade de ensino aos professores, alunos e à equipe técnico-pedagógica. Foram comtempladas salas de aulas, espaço de convivência, refeitório, pintura, reestruturação do telhado, modernização dos sistemas hidráulico e pluvial e instalação de centrais de ar condicionado.

Quintal do Dan

Está é a sexta unidade da Rede Municipal de Ensino a receber o Quintal Pedagógico, um espaço que vem sendo construído nas creches é com o intuito de diferenciar na hora da aprendizagem, capaz de ajudar no desenvolvimento psicomotor, sensorial e social da criança em forma de brincadeiras. O Quintal do Dan será voltado para saúde e bem-estar, com áreas com aparelhos de ginástica, cantinas e um chuveiro, e têm esse nome em homenagem ao prefeito, Dr. Daniel Santos.

Cinco quintais pedagógicos já foram entregues, cada um diferente do outro e possuí temas específicos. O primeiro criado foi na CMREI Irmã Dulce, com quintal dedicado à natureza, o segundo na CMREI Prof. Ana Lucia da Silva Almeida, composto por Estação de Educação para o Trânsito, o terceiro foi na CMREI Carlos Mariguella voltado para a Valorização da Culinária Paraense, o quarto no CMREI Célia Aleixo com a Arte e Cultura e o quinto foi no CMREI Maria Alzenira Pinheiro com o Quintal do Vô Zezinho.