Alunos e professores ganham notebooks na reinauguração de escola no Maguari

28/06/2022 17h00 - Atualizada em 30/06/2022 19h15

Os alunos do ensino fundamental de Ananindeua agora contam com a tecnologia para complementar o aprendizado em sala de aula. Todas as escolas municipais, que não possuem sala de informática, receberão um baú portátil contendo de 24 a 36 notebooks, que serão utilizados pelos professores e alunos para pesquisas e aulas dinâmicas. A primeira escola a receber foi a EMEF Padre Gabriel Bulgarelli, localizada no bairro do Maguari, que ganhou 24 notebooks entregues pelo prefeito Dr. Daniel Santos e a secretária de educação Leila Freira, na manhã desta terça-feira, 28.

“Quero falar para todos que fazem a educação no município que temos uma equipe de excelência. Iniciamos um novo modelo hoje, de pesquisa como princípio educativo. Não vamos precisar ter um espaço chamado laboratório. Vamos utilizar um baú portátil, com notebooks, que será levado para a sala de aula para que os alunos possam realizar suas pesquisas. Esse baú vai ser distribuído primeiro para os alunos do 6° ano”, enfatizou a secretária de Educação.

A educadora Maria Josileyde Brito, professora de língua portuguesa, vê como um item essencial e complementar para a educação a utilização de notebooks em sala de aula.

"A aula não é somente o professor falar e o aluno escrever, é preciso pesquisas, buscar por novos conhecimentos. E toda essa infraestrutura nova complementada pela tecnologia, nosso trabalho será desenvolvido com mais qualidade e as crianças aprenderão mais”.

Reforma realizada pelos pais de alunos e ex-alunos

Durante a ocasião, o prefeito reinaugurou a escola que foi totalmente revitalizada. Em toda a sua reforma, foi utilizada a mão de obra de pais de alunos e ex-alunos, um novo modelo implantado pela gestão, que além de gerar emprego e renda para o próprio bairro, valoriza o trabalho deles e insere a família ainda mais na educação. Eles foram selecionados por meio de processo seletivo.

Davison Lira, ex-aluno e pintor, trabalhou na reforma e se sentiu muito bem por ter colaborado com a readequação de todo o local.

"Foi muito bom trabalhar na reforma da escola, eu sendo ex-aluno é muito gratificante proporcionar melhor estrutura assim, porque antigamente não tínhamos toda essa estrutura que hoje estamos entregando a eles. Estou me sentindo muito bem por ter participado deste trabalho".

A unidade de ensino teve suas 14 salas de aulas reestruturadas e climatizadas, além do espaço de convivência, cozinha, espaço pedagógico, telhado, rede pluvial, rede elétrica e hidráulica. Isso irá garantir mais comodidades aos mais de 790 alunos que são atendidos nas modalidades de ensino fundamental I (1ª ao 5ª ano), ensino fundamental II (6ª ao 9ª ano) e Educação de Jovens e Adultos (3ª e 4ª etapa), e também para os professores e demais colaboradores que atuam na escola.

“Essa é a 26a escola sendo entregue. É extremamente gratificante estar construindo uma educação melhor para o município, valorizando cada educador, servidor, aluno. Foi uma reforma diferente, feita pelos pais e ex-alunos escolhidos por processo seletivo. Eles estão construindo algo que os filhos vão utilizar e os netos também, estão colaborando com um futuro de mais qualidade para as crianças do nosso município”, completou o prefeito.

O prefeito lançou, durante o evento, o projeto “Sou Cuidador da Minha Cidade”, entregando aos alunos um colete e um boné simbolizando o projeto, onde cada cidadão de Ananindeua terá o dever de cuidar do município, preservando suas praças, bosques, ruas, que eles mesmos utilizam.