Prefeitura de Ananindeua lança Plano Municipal pela Primeira Infância 2022- 2032

27/02/2023 19h36 - Atualizada em 28/02/2023 12h09

Para proporcionar uma primeira infância plena, estimulante e saudável para as crianças de Ananindeua, principalmente para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Ananindeua lançou nesta segunda-feira (27) o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2022- 2032. O evento foi realizado durante o encerramento das pré-conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente, no teatro da Usina da Paz Icuí, e contou com a presença de autoridades, profissionais da assistência social, educação e saúde, além da sociedade civil.

Segundo o prefeito, doutor Daniel Santos, a implementação do PMPI é fundamental não só para a proteção da primeira infância, mas para o futuro da cidade. “Não temos como falar do futuro de Ananindeua, se não pensarmos em como desenvolver e potencializar nossas crianças, pois elas vão construir um município, uma sociedade melhor. A Primeira Infância é uma pauta prioritária e multissetorial na nossa gestão. Um trabalho que envolveu várias secretarias e estamos empolgados com tudo o que já foi feito. Todo nosso planejamento, trabalho, ação e resultados estão em constante monitoramento e me dão a certeza de que seremos exemplo para outras cidades. Temos avançado na saúde, com a segunda melhor Atenção Básica do Brasil, avançado na educação, com o segundo maior IBEP do Pará. Temos avançado na assistência social, com o acolhimento de crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito.

Segundo a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima, o Plano é o resultado de um trabalho de dois anos, realizado por meio do envolvimento das diferentes Secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poderes Legislativo, Judiciário e sociedade civil, com o Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância, e o intuito de gerar ações efetivas para crianças de 0 a 6 anos, fazendo a diferença para a vida delas e lançando metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos.

“O plano é a materialização de um compromisso, que a gestão do Dr. Daniel assumiu desde o início do seu mandato. Hoje a gente só está oficializando. O município já vem avançando nessa política, com inaugurações e reformas de escolas, unidades de Saúde, CRAS e CREAS, entre outros, tudo isso contribuiu para o avanço do trabalho realizado com nossas crianças. Vale destacar que em Ananindeua não temos apenas uma Primeira Infância e sim várias, quando eu considero a realidade urbana (lado norte e lado sul do município), os ribeirinhos, quilombolas e Warao. O plano vai poder orientar melhor a gestão, para que tenhamos indicadores que nos permitam caminhar na direção correta. Não vamos ter uma gestão aleatória, onde todas as coisas acontecem sem direcionamento, mas com plano a gente consegue ter um norte, em que aspectos o município ainda precisa avançar”, declarou a secretária.

A secretária Marisa também enfatizou um dos principais programas realizados no município para a Primeira Infância, o Programa Mãe Ananin, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, por meio de uma assistência intersetorial, que envolve as Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Transporte à gestante, durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, o programa acompanha o bebê até os 24 meses de vida.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Paula Renato, destacou a meta que deve ser atingida até 2032. “Nosso intuito é ter 100% da cobertura escolar para as crianças a partir dos 4 anos. E de 0 a 3 anos, queremos avançar para cerca de 50% na nossa taxa de cobertura”.

Durante a cerimônia de lançamento do PMPI, as crianças atingidas pela forte chuva que ocorreu na última sexta-feira (24) no bairro Águas Brancas, receberam das mãos do prefeito, um kit de material escolar para darem seguimento aos estudos, visto que as mesmas tinham perdido seus cadernos, lápis, mochilas, dentre outros, com o temporal que destelhou e alagou várias casas.

O Plano Municipal pela Primeira Infância seguirá os seguintes objetivos:

1 - garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância;

2 - garantir a todas as crianças na primeira infância, educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral;

3 - garantir a proteção, e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na primeira infância;

4 - garantir o direito à vida, à saúde e à boa nutrição de gestantes e de crianças na primeira infância.