SEMED inaugura auditório, entrega certificados e empossa conselheiros

03/03/2023 20h24 - Atualizada em 06/03/2023 09h02

A Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED) teve um dia extenso de programações que contaram com a presença do prefeito da cidade, Daniel Santos. A programação começou às 8h da manhã desta sexta-feira, 3, na sede da secretaria, e contou com um público que encheu o auditório Altimá Alves, o qual foi reinaugurado hoje após revitalização.

Auditório Altimá Alves da Silva

O auditório da SEMED foi reformado pela Prefeitura de Ananindeua e, agora, ele leva o nome de Altimá Alves da Silva, secretário adjunto da secretaria e que foi vítima fatal da covid-19.

Em seu discurso durante a inauguração do espaço, o prefeito de Ananindeua, Dr Daniel, realizou um discurso nostálgico sobre quem foi Altimá. “O último evento que ele participou na SEMED foi justamente aqui neste auditório que, agora, leva o nome dele. Há pessoas que passam pela nossa e que têm o poder contribuir e construir. Altimá era assim. Então, nós somos extremamente gratos por tudo o que ele fez”, disse o gestor do município, emocionado.

Tecendo o Futuro

As mães, avós, tuas e familiares próximas de alunos da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RMA) que concluíram o curso de corte e costura oferecido pela Prefeitura de Ananindeua e realizado pela SEMED receberam suas certificações na inauguração do auditório Altimá Alves da Silva. Trata-se do projeto Tecendo o Futuro, que capacita e profissionaliza essas mulheres, dando a oportunidade de que elas possam ser inseridas ao mercado de trabalho.

Marlucia Freires tem 64 anos e é a supervisora do curso de corte e costura. “O objetivo é que essas mulheres já aprendam e, na prática, costurem uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ananindeua”.

A primeira turma do curso foi concluída em Dezembro de 2022 e algumas delas agora têm a oportunidades atuar de forma remunerada no projeto por um período de dois meses. “O curso como um todo foi muito importante. Concluí e, agora, estou aqui. Vou receber uma bolsa para exercer a profissão que eu aprendi”, disse Eveline Cabral, de 22 anos.

Conselho Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, 2, também foram empossados os 16 novos conselheiros municipais de educação e seus respectivos suplentes. Lucidea Santos, diretora da Casa de Conselhos, explica: “existe o Conselho de Educação propriamente dito, o Conselho da Merenda Escolar e o Conselho do FUNDEB”. Ou seja, os novos conselheiros serão divididos nesses três grupos.

Ainda durante o dia da posse, os já empossados conselheiros municipais de educação votaram e elegeram Carlos Alberto Saldanha como presidente. Ele enfatiza: “o Conselho tem um papel muito importante, porque ele é um órgão normativo dentro do Sistema Municipal de Ensino e que tem como uma de suas funções desenvolver o controle social das políticas sociais que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve e das demais unidades escolares da RMA”.

Novo ônibus escolar

O final da programação foi marcado pela chegada de um ônibus escolar que irá atender alunos que moram na área do Bem Viver e que estudem nas unidades Jardim Amazônia, Padre Pietro e Maria Estelita. “O ônibus tem capacidade para 35 alunos e serão feitos dois percursos por turno. Então, considerando manhã e tarde, a expectativa é atender cerca de 140 estudantes da RMA”, explicou a secretária de educação, Leila Freire.