Prefeitura de Ananindeua vai reformar escola na ilha de Pilatos

04/03/2023 23h40 - Atualizada em 06/03/2023 09h13

Em uma roda de conversa entre os poderes executivo, legislativo e com a comunidade, a prefeitura de Ananindeua assinou neste sábado (4), a ordem de serviço que garante a reforma da Escola Municipal Domiciano de Farias, localizada na ilha de João Pilatos, na comunidade de Igarapé Grande.

A benfeitoria faz parte do planejamento de revitalização, que as escolas municipais vem passando e sendo entregues aos alunos, professores e todo corpo técnico das instituições. “A O.S. da Escola Domiciano, garante uma estrutura adequada, eficiente, eficaz e igualitária a todos os cidadãos de Ananindeua, sejam eles moradores da cidade, como moradores ribeirinhos.” ressaltou o prefeito em seu discurso.

O professor e diretor da escola, Aureliano Júnior não escondia a felicidade de participar do anúncio de reforma da escola. "Tenho um carinho e admiração por todos os alunos, que não medem esforços para vir de outros locais e garantir uma educação e um futuro melhor para eles e seus pais. As vezes, fico no trapiche olhando a chegada dos alunos,  muitos vem de longe, mas ao descer ali no trapiche, vejo nos olhos, a vontade de vencer na vida e garantir melhores condições aos seus familiares. A reforma com toda certeza, fará com que eles venham com mais força de vontade de estudar, pois saberão que a unidade escolar deles terá um ambiente confortável, merenda de qualidade, banheiros dignos para serem usados e por aí vai. Agradeço imensamente ao prefeito, por valorizar nossa profissão e os ambientes de trabalho.”

A Escola Domiciano de Farias, hoje atende 94 alunos e funciona em tempo integral (manhã e tarde) na Educação Infantil e Fundamental I e II. Assim que as obras forem concluídas, os estudantes terão espaço com salas climatizadas, cadeiras e mesas novas, uma área exclusiva para o descanso, salas com forro, refeitório e dentre outras benfeitorias.

A EMEF Domiciano de Farias atende alunos das ilhas e comunidades ribeirinhas, como Nova Esperança, Bela Vista, Santa Rosa, Remanso, Sororoca, Maritubinha, Cabeceira, Igarapé Grande e Rodão.

Além da reforma na unidade de ensino, o Prefeito Dr. Daniel Santos anunciou  também a construção de dois aviários na Ilha de Pilatos.

O projeto Aviário é de autoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), cuja meta é entregar seis aviários em três comunidades das ilhas de Ananindeua (João Pilatos, comunidade de Igarapé Grande e comunidade Nova Esperança), beneficiando 18 famílias.

A Sedec ficará ainda responsável pelo acompanhamento dessas instalações, capacitação das famílias beneficiadas e acompanhamento da produção dos aviários para a qualidade da produção.

O investimento realizado no local será de R$ 250.000 mil reais, emenda do Senador Paulo Rocha (PT) e R$ 25.000 mil reais captados pela Prefeitura de Ananindeua, onde vai oferecer legalidade a pequenos produtores de avicultura, e regularizar a produção e seu produto, para aumentar as possibilidades de comercialização dos frangos, garantindo segurança alimentar da população consumidora.

Com a construção dos novos aviários, a  Sedec direciona a produção para ser utilizada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA), que será conduzida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e distribuída às Instituições cadastradas na rede municipal.