Vice-Consulesa de Portugal visita unidades escolares municipais de Ananindeua

09/03/2023 14h43 - Atualizada em 09/03/2023 16h33
Secom

A vice-consulesa de Portugal, Maria Fernanda Pinheiro, visitou nesta quinta-feira, 9 de Março, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua, Carlos Marighella e Laercio Barbalho, acompanhada de Leila Freire, secretária de Educação de Ananindeua. Esteve presente também, além de representantes da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Rui Begot. 


Com origem no continente africano, na Angola, Maria Fernanda é do vice-consulado de Portugal com jurisdição em quase todo o Norte do Brasil. Ela elogia a qualidade das unidades escolares e da Educação de Ananindeua e reflete: “espero um dia que todas as escolas do mundo possam ser como estas. É muito bom ver como as crianças daqui são tratadas e o olhar que se tem com a Educação aqui no município de Ananindeua”. 

Ana Paula Renato, gestora Pedagógica da SEMED afirma: “a partir de agora, teremos novas agendas com o vice-consulado de Portugal”.

Imersão nas culturas da Região Amazônica 

A primeira das unidades escolares visitadas pela vice-consulesa de Portugal foi a CMREI Marighella, onde há diversos espaços para imersão nas culturas e nas tradições regionais de Ananindeua e estado do Pará. A exemplo de um espaço na área de lazer da unidade onde há uma máquina para bater açaí. 

Maria Fernanda Pinheiro e os presentes na visita às unidades escolares, representantes da Prefeitura Municipal de Ananindeua, puderam degustar de sabores da gastronomia regional paraense, por meio de pratos preparados pela chefe de cozinha Narinha Tabosa. “Servimos um café da manhã paraense e aconchegante, com tapiocas, canapés de pupunha, bolinho de milho, geleias e sucos regionais. Isso tudo com uma decoração tipicamente nossa, celebrando a visita ilustre dos nossos amigos portugueses, dos quais herdamos muitos hábitos alimentares”, explica a chefe paraense.