Projetos em Ananindeua promovem transformação social através do esporte

Iniciativas têm feito a diferença na vida de muitos jovens

21/02/2025 17h32 - Atualizada hoje 10h32
Secom

Ananindeua está vivendo uma verdadeira transformação social com dois projetos que vão muito além de esporte e saúde, “Bom de Bola, Bom de Escola” e “Cidade Saúde”. Essas iniciativas têm feito a diferença na vida de jovens, mulheres e toda a comunidade, incentivando disciplina, respeito e autocuidado.

Jorge Davi, começou recentemente no “Bom de Bola, Bom de Escola”.Um dos exemplos é o de Jorge Davi da Rocha Barroso, de 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio. Ele começou recentemente no “Bom de Bola, Bom de Escola” e já sente os resultados no dia a dia. “O projeto me ensinou disciplina e respeito, tanto em casa quanto na escola”, conta o jovem. Além de melhorar suas habilidades no futebol, Jorge também se tornou mais responsável e passou a respeitar ainda mais seus professores e colegas.

Débora Guerreira, campeã brasileira de muay thai.Enquanto o esporte ajuda a formar jovens como Jorge, o projeto "Cidade Saúde" promove o empoderamento de mulheres por meio de aulas de defesa pessoal. A frente dessa iniciativa está Débora Guerreira, campeã brasileira de muay thai, que ensina não só técnicas de autodefesa, mas também fortalece a autoestima e reduz o medo. “Aprender a se defender vai além do físico. Traz confiança, combate a ansiedade e ajuda a resgatar a autoestima”, destaca Débora. As aulas surgiram em um momento necessário, diante do aumento dos casos de violência contra a mulher no município.

O lançamento oficial dos projetos marcou o início de uma nova fase em Ananindeua. “O Bom de Bola, Bom de Escola” atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com modalidades como futsal, vôlei e basquete. Já o “Cidade Saúde” oferece atividades como pilates, ritmos e defesa pessoal, abertas a pessoas de todas as idades.

Em março, os projetos vão expandir suas atividades para a região sul da cidade, chegando a bairros como Guanabara, Águas Lindas, Julia Seffer e Aurá. A meta é levar essas ações a todos os bairros de Ananindeua até o fim do ano.

As inscrições podem ser feitas durante todo o ano na Secretaria de Esporte, localizada na Cidade Nova 5.