Palestrante Nacional enriquece programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Fugindo do tradicional 8 de março, Prefeitura de Ananindeua promove programação nesta quarta feira, 9, com a Campanha “Todo o dia é nosso dia”.

07/03/2022 12h23 - Atualizada em 07/03/2022 15h54
Secom


“O ato mais corajoso é pensar por você mesma. Em voz alta”, já dizia Coco Chanel, estilista mundialmente conhecida que quebrou tabus e inspirou gerações. São essas vozes femininas que desconstroem um pensamento machista na sociedade que precisam ecoar para combater o preconceito e lutar pela igualdade de gênero.  

Por meio da campanha intitulada “Todo o dia é nosso dia”, neste mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Ananindeua, através da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), está organizando diversas programações informativas, educativas e culturais com o objetivo de dar protagonismo as várias pautas femininas. 

Um dos destaques é a palestra da empresária mineira e referência nacional em empreendedorismo feminino pelo Sebrae Nacional, Mazé Lima, mais conhecida como Mazé Doces, que será na próxima quarta, 09, na Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA). A proprietária de uma fábrica de doces artesanais e de uma rede de lojas, já foi premiada várias vezes, entre eles, em 2011, levou o Prêmio Mulher de Negócios Sebrae. Desde então, se tornou uma das palestrantes femininas mais cobiçadas nos eventos de empreendedorismo.  

A sua história de vida, apesar de comum, reforça que o único caminho para quem acredita em si mesma é o sucesso. “Nascida no interior, foi faxineira, ficou desempregada, precisou criar os filhos num momento difícil e foi vender doces na rua. Foi assim que ela viu a oportunidade no talento que tinha, se aprimorou e conseguiu ser uma empreendedora de sucesso nacional. É uma história real e inspiradora para todos nós”, revela a Secretaria de Desenvolvimento econômico do município, Ivelane Catarini. 

Para Leila Márcia, Titular da Semmu, é importante aproveitar uma data alusiva que reforça a importância da mulher na sociedade para discutir empoderamento. “vamos ao longo do mês tratar de saúde, educação, combate à violência. Mas é importante ressaltar que iremos focar na necessidade de empoderar as mulheres, de fazer com que elas possam, cada vez mais, conquistar espaço na sociedade. Então a Semmu está articulando parcerias com várias secretarias para que a gente possa tratar disso em todos os nossos órgãos públicos. Tanto para o público interno quanto externo”. 

Além da palestrante Mazé, o evento também vai contar com a participação de outras duas mulheres inspiradoras que relatarão suas histórias e lutas diárias. Elas são, a Inspetora Geral da Guarda Civil Municipal e primeira mulher a assumir o comando da instituição no município, Renata Risuenho, bacharelando em Gestão em Segurança Pública, servidora efetiva de carreira da Guarda há dez anos, compõe o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo a primeira do Brasil. 

“É importante falar sobre o comando de uma instituição que nunca uma mulher havia assumido, na região metropolitana é a segunda mulher a assumir um comando de uma instituição assim, de segurança pública. É um avanço, é romper paradigmas. A visão do prefeito ao nomear uma mulher, é fundamental, não somente para mim, mas sobretudo, um olhar diferenciado, um empoderamento feminino. As mulheres devem e precisar ocupar um lugar de poder. Espaços precisar ser conquistados, já conquistamos, só precisamos agora nos fortalecer”, enfatizou a Inspetora. 

Além da Inspetora, a Enfermeira e servidora pública, Fabricia Marques, atual Coordenadora Municipal de Atenção Integral da Saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O painel de palestras inicia às 18h.

Autocuidado 

Falar de empoderamento feminino também é falar de cuidar de si mesma. Fabíola Medeiros, Coordenadora Municipal de Atenção Integral à saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), reitera que a programação também incluirá a programação do Março Lilás. A campanha voltada à saúde feminina foi criada para que a mulher não esquecesse do autocuidado, de fazer exames com frequência, diante de uma rotina tão cheia. “Ela foi criada para que a gente pudesse parar no tempo e dizer assim: “Opa! preciso me cuidar”. Porque a mulher é assim: ela trabalha, ela cuida do filho, ela vai pro curso, vai pra academia, ela tem múltiplas funções e as vezes acaba esquecendo de si mesma”.  

Fabíola ressalta que a ação não pode se resumir a um mês, mas é aquele momento em que a sociedade faz um alerta para uma das maiores incidências de câncer no Brasil “falando do colo ultra interino que ainda é considerado um dos tipos de câncer que mais mata mulheres. Portanto, em Ananindeua todas as 127 ESF e as 62 UBSs estarão com ações voltadas a essa mulher, rodas de conversa, exames de teste rápido de HIV e Sífilis, a coleta do PCCU entre outras.”  

Serviço: Programação alusiva “Todo o dia é nosso dia” 
Dia: 09 de março 
18h - Painel de Palestras  
Local: Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA) - Rua José Marcelino de Oliveira, 399, Centro, Ananindeua.