Prefeitura assina termo para construção da Casa da Mulher Brasileira em Ananindeua

31/05/2022 11h02 - Atualizada em 30/06/2022 18h52

Hoje a mulher vítima de violência deve e pode procurar por delegacias, hospitais ou ligar para o 180 para denunciar seu agressor. A partir daí, começa a busca por uma série de direitos que infelizmente, às vezes levam muito tempo e custo financeiro. Com o intuito de evitar que a vítima se perca no caminho do acesso aos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), assinou nesta segunda-feira (30), a ordem de serviço que autoriza a construção da Casa da Mulher de Ananindeua que prestará apoio completo a todas as mulheres do município. A iniciativa é resultado da parceria entre os governos federal e municipal.

“Esse é mais um grande passo que estamos dando, a construção da Casa da Mulher Brasileira, que irá facilitar o acesso de todas as mulheres aos serviços especializados de atendimento, garantindo condições para o enfrentamento à violência vivenciada, ao empoderamento e autonomia econômica, por meio de cursos de qualificação profissional. Como médico e gestor, sei da importância desse projeto, então tenham certeza que vamos estar trabalhando sempre para dar cuidado, proteção, dignidade e respeito para cada mulher do nosso município. Não tenho dúvidas que essa obra vai mudar a vida de muitas mulheres e de toda sociedade”, ressaltou o prefeito doutor Daniel.

As obras de construção da Casa serão iniciadas a partir do dia 02 de junho (quarta-feira), na Rua Cláudio Sanders com a Quinta das Carmitas, bairro Centro, e deverão estar concluídas até o fim do primeiro semestre de 2023, de acordo com o secretário de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), Paulo Macedo. “Queremos começar o quanto antes a construção, pois entendemos a importância dessa obra para todas as mulheres de Ananindeua e da região metropolitana. Serão 1.180,36 m² de área construída, em um terreno de 2.525,53 m²”, informou o secretário da Sesan.

O espaço reunirá os seguintes serviços: delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAM), juizados e varas, defensorias, promotorias, equipe multiprofissional (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras), ministério público, defensoria pública; serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado às crianças e brinquedoteca, alojamento de passagem, entre outros.

“Está casa será a primeira casa da mulher Brasileira aqui no Estado do Pará, com uma estrutura completa e serviços integrados que irão atender mulheres vítimas de violência. Então a expectativa de ver o prédio construído e todos os serviços funcionando é grande”, frisou a secretária da Mulher, Leila Márcia Santos.

O local vai funcionar 24 horas, durante todos os dias da semana, e será gerenciado pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). “Para nós essa casa será fundamental no sentido de fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência e consolidar a Lei Maria da Penha. Na unidade, contaremos com todo um conjunto de atendimento voltado às políticas para as mulheres”, disse a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Em seu discurso, o prefeito doutor Daniel, comentou que a Casa da Mulher Brasileira integrará as benfetorias que a prefeitura vem realizando no bairro Maguari. Nas proximidades está sendo construída a nova rota alternativa que liga a Cidade Nova ao Maguari, além do bairro ganhar um complexo de lazer e cultura, que será o Parque Maguari, um dos maiores investimentos da atual gestão, que contará com teatro, restaurantes, brinquedos e esporte, um espaço completo de lazer para todas as famílias de Ananindeua.