Programa Mãe Ananin inicia a entrega do kit pré-natal

21/06/2022 20h05

Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito doutor Daniel entregou o kit pré-natal à primeira grávida inserida no programa Mãe Ananin.  O kit contém uma bolsa, um folder com informações importantes sobre a gravidez, uma pasta para guardar documentos e um vale digital para facilitar a locomoção às consultas.

O Mãe Ananin tem o intuito de reduzir a mortalidade materna e infantil no município, por meio da assistência às futuras mães durante toda a gestação, incluindo o pré-natal, parto, pós parto e acompanhando do bebê até os 24 meses de vida.

Em seu discurso, o prefeito doutor Daniel reiterou a ideia do programa. “Um dos nossos principais objetivos com o programa é oferecer a todas as gestantes dos nosso município uma gravidez segura, com a prevenção de doenças mais graves, evitar que elas evoluam, identificar o início de uma doença hipertensiva e assim diminuir os índices de mortalidade infantil e as internações pós parto. Por isso, ter um bom pré-natal é primordial para saúde da futura mãe e do bebê”, frisou o prefeito.

Meta do programa

A meta é acompanhar cinco mil grávidas e oito mil crianças de 0 a 2 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município até dezembro de 2024. Desta forma, garantir uma assistência humanizada e integral na rede de serviço.

Para Emily Caroline, que está grávida de 2 meses, foi a primeira gestante a receber kit pré-natal. “Fico feliz em saber que sou a primeira a receber o kit que vai ajudar não só eu, mas inúmeras grávidas do município, principalmente pelo vale digital, pois sei que tem muitas mães que não tem condições financeiras para se locomover, gostaria de parabenizar o Prefeito Dr Daniel e sua equipe pela visita em minha casa”, contou.

Vale digital

Cada grávida que estiver dentro das exigências do programa, ganhará um kit pré natal e um vale digital. O vale servirá para que as mães possam se locomover durante suas consultas ou realização de exames. Vale ressaltar que o valel poderá ser usado em microônibus da linha municipal e da linha metropolitana.

Aplicativo Mãe Ananin

O programa também conta com o aplicativo Mãe Ananin, que vai propiciar à gestante o acompanhamento dela durante todo o pré-natal, monitorando se a mesma está alcançando os requisitos para ganhar o enxoval. Nesse aplicativo, ela vai registrar o início do acompanhamento pré-natal, as consultas, os exames realizados nos três trimestres, preconizados pelo Ministério da Saúde, as vacinas, as atividades educativas que participou, acompanhar o desenvolvimento do feto mês a mês, além de ter orientações disponíveis para leitura, atualizadas pela equipe de saúde responsável pelo aplicativo.

Critérios para participar

► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.
►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.
►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;
►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.
As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin devem primeiramente procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal e em seguida ir ao CRAS para fazer a inscrição no PCF.