Semmu realiza encontro para debater violência contra mulher

01/07/2022 10h19 - Atualizada em 01/07/2022 11h17

A Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e o Fórum de Enfrentamento à Violência promoveram, na última quinta-feira, 30 de junho, o 4º encontro da Rede de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência. A rede é composta por instituições governamentais no âmbito do executivo, judiciário e legislativo, englobando as esferas municipal e estadual com atenção ao município.

Historicamente, os movimentos de mulheres usam de estratégias na luta por reconhecimento das violações vivenciadas por mulheres, enraizadas pela desigualdade de gênero e marcada pelos padrões sociais impostos pelo patriarcado e pelo machismo. Essa luta intensificada no Brasil nas décadas de 70/80 possibilitaram o reconhecimento da violência de gênero como um problema social estrutural, mas também como uma demanda da saúde física e mental.

O objetivo da Semmu foi discutir formas para melhorar todo o processo de acolhimento e atendimento das mulheres que sofrem violações. "A nossa secretaria está cumprindo seu papel de articular as instituições para garantir e defender os direitos das mulheres de Ananindeua. É importante também essa reunião de movimentos para que todos fiquem cientes que existe uma rede de proteção", disse Leila Márcia, chefe da pasta.

Estiveram presentes no evento o Ministério Público, a 4ª Vara Criminal do TJE, Defensoria Pública, DEAM, Procuradoria da Câmara Municipal de Ananindeua, Procuradoria da ALEPA, Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres/SEJUDH, FEV, Comissão de Mulheres da OAB. Além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semcat), através do CRAS e CREAS; Sesau e a Guarda Municipal.