Servidores recebem qualificação para atender vítimas de violência

11/08/2022 13h06

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada três mulheres no mundo sofrem violência. Além disso, o Brasil é líder do ranking mundial de violência contra crianças e adolescentes, de acordo com o levantamento do Programa de Atenção à Infância e Juventude na América Latina.

Para contribuir na mudança desse quadro, a Secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Prefeitura de Ananindeua, realizou, nos dias 9, 10 e 11, uma capacitação para servidores do município e agentes de segurança do Pará com o objetivo de aprimorar o atendimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

"O objetivo, a princípio, era qualificar somente os policiais, pois, geralmente, são eles que recebem primeiro essas vítimas, porém pensamos na necessidade de expandir o público do curso já que não trabalham sozinhos e existe uma rede de atendimento, que inclui CRAS, CREAS, Guarda Municipal e outros órgãos da gestão municipal", contou Dânia Pantoja, Gerente de Articulação com a Sociedade Civil/Segup.

Realizada em três dias, a qualificação contou com uma turma de aproximadamente 50 pessoas, número ainda reduzido por conta da pandemia, mas a meta é que as próximas turmas tenham mais de 250 servidores. As aulas foram ministradas por quatro professores do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).

O servidor municipal Luiz Ribeiro, psicólogo do CREAS, destacou a importância desse aprendizado e disse ter feito questão de participar. "Esse curso vai ser importante para mim porque vai ampliar o leque de atendimento e vou entender qual o papel da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de todos os envolvidos no acolhimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, além de ampliar o conhecimento acerca do assunto, pois as vezes somos muito limitados".