Prefeitura avança nas obras de construção da Casa da Mulher Brasileira

18/08/2022 20h30

Nesta quarta-feira (17), o prefeito doutor Daniel Santos vistoriou as obras da Casa da Mulher Brasileira, equipamento que vai integrar os serviços públicos de atendimento à mulher em situação de violência na cidade. A Casa, que vai funcionar sob a gestão administrativa e operacional do Município, é fruto de parceria com o governo federal, por meio do programa nacional Mulher Viver Sem Violência.

A casa terá 1.180,36 m² de área construída e até o momento já foi feita toda a fundação e o alicerce, agora a equipe está na fase de levantar os blocos de alvenaria. O espaço irá abrigar Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Juizados e Varas de Violência Doméstica, Defensoria, Promotorias, e contará com equipe multiprofissional  formada por psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras, Ministério Público, Defensoria Pública; serviço de promoção de autonomia econômica, além de possuir espaço de cuidado às crianças e brinquedoteca, alojamento de passagem, entre outras dependências.

“É de extrema importância a atenção humanizada às mulheres vítimas de violência. Quando a gente defende uma cidade mais humana - a identidade também está em uma ação como esta - ela se materializa na Casa da Mulher Brasileira, a qual será a primeira no Estado do Pará.Não tenho dúvidas que essa obra vai mudar a vida de muitas mulheres e de toda sociedade”, ressaltou o prefeito.

A secretária da Mulher, Leila Marcia Santos, acompanhou a visita técnica do prefeito ao espaço. “Toda obra pública é importante porque é direcionada a atender as pessoas que mais necessitam, em especial a Casa da Mulher Brasileira. Esse equipamento irá marcar a história do atendimento às mulheres em situação de violência, proporcionando mais segurança, atendimento humanizado e qualificado na prestação dos serviços. A cada fase de conclusão da obra, aumenta nossa expectativa e a responsabilidade”.

Valéria Laval, coordenadora-geral do Programa Mulher Segura e Protegida, ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), também participou da visita técnica. “Foi uma grata surpresa ver como a obra está avançada, um trabalho que está sendo tecnicamente bem executado. Acreditamos que a Casa da Mulher Brasileira será um grande serviço para a população de Ananindeua, o qual irá atender, de forma humanizada, as mulheres da cidade”.

De acordo com o secretário de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), Paulo Macedo, a expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2023 as obras estejam concluídas. A casa funcionará 24h por dia e estará localizada na Rua Cláudio Sanders com a Quinta das Carmitas, bairro Centro.