Prefeitura realiza evento alusivo ao “Outubro Rosa” no bairro do Icuí

18/10/2022 13h14
Secom

“Eu precisei retirar as duas mamas, mas com a graça de Deus e atenção de todos os médicos que me atenderam eu estou curada, vivendo minha vida normalmente e com saúde”. Este é o relato emocionante de Rita Costa, que descobriu um câncer de mama há 6 anos, teve a descoberta precoce e foi curada da doença. 

E nesta terça-feira, (18), houve mais um evento alusivo ao mês de prevenção ao Câncer de Mama e colo de útero, dessa vez na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Icuí. Durante toda a manhã, a unidade de saúde promoveu palestras, atendimentos, ofertando exames específicos como mamografias e PCCU, além de apresentações de danças, sorteio de brindes, bingo e bazar, para que as mulheres da área possam além de serem atendidas, se informar sobre o assunto e participar de um momento de lazer. 

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo durante todo este mês de outubro diversas ações voltadas para a campanha “Outubro Rosa”, que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama. 

“Estamos aqui para fazer uma contribuição referente ao outubro rosa. Esse mês é muito importante e eu como médico faço questão de ajudar nessa causa. O câncer de mama tem muita probabilidade de cura, desde que seja identificado nos primeiros estágios, por isso a importância da prevenção e também do diagnóstico o quanto antes”, disse David Ricardo, médico da unidade e mestre em Ensino e Saúde na Amazônia. 

A campanha Outubro Rosa ocorre todos os anos e tem como principal objetivo promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, exame de mamografia e tratamento, e os profissionais de saúde são os agentes multiplicadores de boas práticas com a temática, pois o Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização da “Mamografia de Rastreamento” para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, e a “Mamografia de Diagnóstico” para mulheres com idade acima de 35 anos.