Ananindeua terá programação pelo "Fim da Violência Contra as Mulheres"

03/11/2022 16h25 - Atualizada em 04/11/2022 12h24

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), realizará mais uma edição da campanha mundial “16 dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A abertura oficial do evento será no próximo dia 08 de novembro, às 18h, no auditório da UNAMA. E seguirá no município até o dia 10 de dezembro, com ações que serão realizadas em diversos locais, tendo o seu ápice a 1° Festa Literária de Ananindeua, que acontecerá de 01 a 4 de dezembro.

Com o tema “Por uma sociedade de equidade entre homens e mulheres: Garantia da vida integral e saudável às mulheres”, o evento é uma campanha anual e internacional que visa a mobilização das pessoas e organizações para prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas.

O evento também tem o intuito de aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações em relação a temática. A programação em Ananindeua inclui ações sobre a Lei Maria na Penha que serão realizadas nas escolas, de Cidadania, Seminário inter-religioso, caminhada e a Grande Festa Literária, que será realizada pela primeira vez no município. E inclui também, as datas

·      04 de novembro - Dia Estadual da Juventude

·      20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra;

·      25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres;

·      01 de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS;

·      03 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência;

·      06 de dezembro - Dia do Laço Branco, como ficou conhecido o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres;

·      10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Origem:

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações.

Programação:

·         Dia 08/11 – Abertura Oficial