Ananindeua terá programação pelo "Fim da Violência Contra as Mulheres"

03/11/2022 16h25 - Atualizada em 04/11/2022 12h24
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), realizará mais uma edição da campanha mundial “16 dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A abertura oficial do evento será no próximo dia 08 de novembro, às 18h, no auditório da UNAMA. E seguirá no município até o dia 10 de dezembro, com ações que serão realizadas em diversos locais, tendo o seu ápice a 1° Festa Literária de Ananindeua, que acontecerá de 01 a 4 de dezembro.

Com o tema “Por uma sociedade de equidade entre homens e mulheres: Garantia da vida integral e saudável às mulheres”, o evento é uma campanha anual e internacional que visa a mobilização das pessoas e organizações para prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas.

O evento também tem o intuito de aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações em relação a temática. A programação em Ananindeua inclui ações sobre a Lei Maria na Penha que serão realizadas nas escolas, de Cidadania, Seminário inter-religioso, caminhada e a Grande Festa Literária, que será realizada pela primeira vez no município. E inclui também, as datas

·      04 de novembro - Dia Estadual da Juventude

·      20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra; 

·      25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres;

·      01 de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS;

·      03 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência;

·      06 de dezembro - Dia do Laço Branco, como ficou conhecido o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres;

·      10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.  

Origem: 

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações.

 

Programação: 

·         Dia 08/11 – Abertura Oficial 

Hora: 18h

Local: Auditório da Unama 

·         Dias 07, 11, 14, 17, 21, 24 e 28/11 – Maria da Penha nas Escolas

·         Dia 20/11 – Ação Cidadania 

Local: Praça na Águas Lindas

·         Dia 25/11 – Seminário Inter-Religioso

Local: Unama

·         De 01 a 04/12 – 1º Festa Literária 

Local: Usina da Paz Icuí-Guajará

·         Dia 06/12 – Caminhada/Seminário

·         Dia 08/12 – Mulherando Samba 

·         Dia 10/12 – Encerramento com Ação Cidadania 

Local: Sede SEMMU