Mais de 300 mulheres participaram de ação social promovida pela SEMMU

A ação é realizada mensalmente pela Secretaria Municipal da Mulher com a oferta de vários serviços voltados para as mulheres do município.

25/05/2024 13h46 - Atualizada em 25/05/2024 14h43

Mulheres aguardando atendimento.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), realizou na última sexta-feira (24) a "Ação Mulher", um evento que ofereceu diversos serviços gratuitos para as mulheres do município. O evento, que aconteceu na sede da SEMMU, teve como objetivo divulgar os serviços da secretaria e fortalecer a rede de apoio às mulheres de Ananindeua. Mais de 300 mulheres participaram e se beneficiaram dos serviços oferecidos.

Durante a ação, foram disponibilizados atendimentos em diversas áreas, incluindo a atualização do Cadastro Único, orientação jurídica, Passe Fácil Idoso, atendimento psicológico e nutricional, testes rápidos de saúde e exames de PCCU. Além disso, o evento contou com um café da manhã acolhedor para as participantes.

Titular da SEMMU, Cléia Gomes. A secretária da SEMMU, Cléia Gomes, enfatizou o papel fundamental da secretaria na articulação e sensibilização das políticas públicas voltadas para as mulheres, trabalhando em conjunto com outras secretarias municipais para garantir a efetivação desses direitos, e ainda destacou a grande procura por cursos.

“Hoje realizamos a nossa ação social mensal e oferecemos atualização do Cadastro Único, atendimento jurídico, psicológico, nutricional, testes rápidos e exames de PCCU, além de um acolhimento com café da manhã. Recebemos pedidos de cursos em áreas tradicionalmente masculinas como construção civil, máquinas pesadas e eletricista, mostrando o empoderamento das mulheres”, falou Cléa.

Ainda segundo a secretária, “a Secretaria Municipal da Mulher foi criada para articular políticas públicas para as mulheres, trabalhando em conjunto com outras secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Mulher. Nosso papel é sensibilizar e articular essas políticas em todos os setores. Apesar do pouco tempo em funcionamento, já conseguimos uma boa articulação, como a ação de hoje que contou com a colaboração de várias secretarias”, explicou.

Marilene AlmeidaDona Marilene Almeida, 59 anos, procurou a ação e destacou sua satisfação em ser atendida. “Hoje eu vim aqui para atualizar meu cadastro no CadÚnico, e fui muito bem atendida. Gostei muito dessa ação e espero voltar em outra oportunidade para ser atendida por outros serviços”, falou Marilene.

Projeto Direito Delas

Monique Andrade, advogada da OAB Subseção Ananindeua, destacou a importância do projeto "Direito Delas", que oferece orientação jurídica para as mulheres, abordando questões como violência doméstica, direitos familiares e benefícios assistenciais. O projeto é uma parceria com a SEMMU e visa esclarecer dúvidas jurídicas e auxiliar as mulheres em processos burocráticos.

Monique Andrade (camisa rosa).“Temos um convênio com a Secretaria Municipal da Mulher chamado Projeto Direito Delas, no qual oferecemos orientação jurídica para mulheres em Ananindeua. No projeto atendemos mulheres que precisam consultar processos, esclarecer dúvidas jurídicas e iniciar processos relacionados à família e violência doméstica. Prestamos assistência sobre benefícios sociais e enfrentamos burocracias do serviço público trabalhando em rede com os serviços municipais para informar sobre direitos e auxiliar na melhoria do dia a dia das mulheres e suas famílias”, explicou Monique.

Programa Patrulha Maria da Penha

Marta Dias.Marta Dias, gerente do Núcleo do Programa Patrulha Maria da Penha de Ananindeua, explicou que o programa é destinado às mulheres em risco iminente de morte proporcionando visitas semanais de guarnições da Guarda Municipal e da Polícia Militar para monitorar e garantir a segurança das vítimas.

“O Programa Patrulha Maria da Penha em Ananindeua é gerenciado pela SEMMU. Este programa iniciado em 2002 em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado e a Prefeitura é destinado às mulheres em risco iminente de morte. A inclusão no programa é decretada pelo juiz quando todas as outras medidas já foram esgotadas. E funciona com visitas semanais feitas por guarnições da Guarda Municipal e da Polícia Militar (29º, 30º e 6º Batalhões) à residência da mulher para monitorar e inibir a aproximação do agressor. Essas visitas geram relatórios assinados pela vítima que são enviados ao juiz para decidir sobre a continuidade da proteção.

Exame de PCCUSobre a SEMMU:

A Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) foi criada em 2021 com o objetivo de promover políticas públicas que garantam a proteção e promoção dos direitos das mulheres em Ananindeua. A SEMMU atua em diversas áreas como:

• Combate à violência contra a mulher;
  • Promoção da igualdade de gênero;
  • Empoderamento das mulheres;
  • Geração de renda;
  • Acesso à educação e à saúde.

A SEMMU também oferece diversos serviços para as mulheres do município como:

• Atendimento jurídico e psicológico;
  • Orientação sobre direitos;
  • Capacitação profissional;
  • Encaminhamento para o mercado de trabalho.

Serviço:

Para mais informações a SEMMU está localizada na BR-316 Km 8 nº 1140 ao lado da Brazz Brazz com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo telefone: 180.