Ananindeua realiza IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Ananindeua é o primeiro município do Pará a realizar a conferência, que visa à implementação de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas

04/06/2024 11h10 - Atualizada em 05/06/2024 12h53
Secom

Palestrantes e organizadores envolvidos na conferência.

Nos dias 28 e 29 de maio, a Prefeitura de Ananindeua, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) vinculado a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou no auditório da Universidade da Amazônia, na BR-316, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia por Equidade, Direitos e Participação". 

A conferência teve como objetivo debater políticas públicas para a pessoa idosa e construir o Plano Municipal da Pessoa Idosa de Ananindeua, com a participação de 150 delegados e delegadas credenciados, representantes do conselho municipal e estadual da pessoa idosa, palestrantes e comunidade em geral. 

Dr. Evandro Ribeiro e a secretária da SEMMU, Cléia Gomes.O CMDPI e a SEMCAT realizaram cinco conferências no município, incluindo nas ilhas onde surgiram propostas específicas. As conferências contaram com a participação do professor Jônias Nogueira, especialista na área, cuja contribuição foi de grande importância. 

Segundo a presidente do CMDPIM, Cléia Gomes, Ananindeua é pioneira na construção de políticas públicas voltadas aos idosos no Estado, e além disso está trabalhando na construção do Fundo da Pessoa Idosa, para ampliar e realizar projetos por meio do terceiro setor. "A conferência é o espaço onde se discute amplamente as políticas públicas com a comunidade. No caso da política para a pessoa idosa, ainda em debate e construção, é urgente dar mais atenção devido ao envelhecimento do Brasil. E Ananindeua está na vanguarda desse debate na construção de propostas, juntamente com referências nacionais da política para a pessoa idosa e na garantia do cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa", falou Cléia.

Ainda segundo a presidente do  CMDPIM, já foi estabelecida uma rede sólida de apoio e uma parceria com a Delegacia de Atendimento à Pessoa Idosa (DPID) para uma delegacia itinerante que estará operando a partir dos meses de junho e julho, visando realizar um processo diagnóstico nessa área.

O evento também contou com a presença do Dr. Evandro Ribeiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça Cível na Defesa dos Direitos e Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos das Pessoas com Deficiência, Idosos e Pessoas, que participou das reuniões dos grupos de trabalho da programação e realizou uma exposição acerca da importância da participação da sociedade no alcance de diretrizes fundamentais para as políticas públicas voltadas às pessoas idosas, bem como o papel do Ministério Público para a garantia de direitos desta população.

Programação

A programação do dia 28 contou com credenciamento, apresentações culturais, leitura e aprovação do regimento interno, composição da mesa de abertura, palestra magna com o professor Dr. Jônias Nogueira, debate da palestra Magna e apresentação dos eixos temáticos das pré-conferências.

No dia 29 ocorreu a apresentação do diagnóstico municipal da pessoa idosa, revisão e construção dos eixos temáticos do plano municipal, inclusão de propostas para efetivação do plano e palestra com o promotor Dr. Eduardo de Aguiar Ribeiro.

Resultados

Os dois dias de debates foram essenciais para a construção coletiva do Plano Municipal da Pessoa Idosa resultando em mais de 300 propostas coletadas nas pré-conferências.

Após as pré-conferências o próximo passo será análise das propostas coletadas e elaboração final do Plano Municipal da Pessoa Idosa e implementação do plano.

A conferência foi um grande sucesso com a participação ativa da comunidade. A Prefeitura de Ananindeua saiu na frente sendo o primeiro município do estado do Pará a realizar essa conferência. O Plano Municipal da Pessoa Idosa é um instrumento importante para garantir os direitos das pessoas idosas em Ananindeua. A prefeitura municipal está comprometida com a implementação desse plano.