Casa da Mulher Brasileira realiza ação em alusão ao Outubro Rosa para as mulheres de Ananindeua
Secom
"Casa da Mulher Brasileira" oferece diversos serviços voltados ao bem-estar feminino. Na manhã de sexta-feira (25), foi realizada na "Casa da Mulher Brasileira", ação em alusão ao mês do "Outubro Rosa", onde ofereceu diversos serviços voltados para o bem-estar feminino. O evento foi idealizado para beneficiar as demandas espontâneas das mulheres do município.
A ação foi realizada com intuito de promover saúde ao corpo feminino, levando informações e visando o fortalecimento do vínculo com a comunidade através dos serviços públicos disponíveis. A programação da manhã contou com uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e saúde da mulher, práticas de empreendedorismo, serviços psicossocial, exames rápidos, profissionais da beleza e sorteio de brindes para todas as participantes.
Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Lediany Atayde.A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Lediany Atayde, conta a importância desta ação para as mulheres. “O intuito desta ação é proporcionar a essas mulheres uma motivação para que elas consigam seguir quebrando esse ciclo da violência, através de cuidados, da valorização da autoestima e do empoderamento feminino.”
Social media, Ruth Moraes.Ruth Moraes, 29 anos, social media, elogia a iniciativa que aborda um assunto tão importante para as mulheres. ”É de suma importância conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, se for diagnosticado no início, há grandes chances de cura''. Ela ressalta ainda o valor da "Casa da mulher brasileira" na vida de muitas mulheres. ''Aqui é um ponto de apoio e prestação de serviço para muitas mulheres de Ananindeua. Eu não sabia que existia a casa, mas vi o grande valor que ela representa para a sociedade.”
Outubro Rosa
É uma campanha que tem como finalidade reforçar a conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele.
O "Outubro Rosa" teve iniciativa no Brasil, pela primeira vez em 2002, mas só ganhou força a partir de 2008. Foi estabelecido como uma campanha oficial a partir da Lei 13.733/2018, sendo marcado por ações de conscientização e informação da população.
Valorização da autoestima e do empoderamento feminino.Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; alojamento de passagem e central de transportes. Com gestão compartilhada entre a União, os Estados e os municípios, a "Casa" oferece serviços especializados para vítimas de violência.