Casa da Mulher Brasileira oferece curso de Panificação às mulheres de Ananindeua

15/11/2024 17h41 - Atualizada em 17/11/2024 19h33
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Casa da Mulher Brasileira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o curso de Panificação para as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. Com o intuito de levar qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

O curso foi iniciado na terça-feira (12) e finalizado nesta quarta-feira (14), com carga horária de 40 horas, sendo realizado nos períodos manhã e tarde no auditório da Casa da Mulher Brasileira. Quinze pessoas participaram da formação, onde as alunas aprenderam a fazer salgados, bolos, rosca, tortas, pães e pizza, tudo gratuitamente.

Secretária da Casa da Mulher Brasileira, Lediany Atayde e a instrutora do SENAR, Aldaleia do Vale.A secretária da Casa da Mulher Brasileira Lediany Atayde, ressalta a honra de fazer parte da gestão que visa a valorização das mulheres. “Desde abril deste ano, temos oferecido oportunidades para romper o ciclo da violência doméstica, proporcionando um caminho de transformação. É gratificante despertar um sentimento tão poderoso quanto a esperança”, destacou Lediany Atayde.

Brenda Arruda, diretora financeira.Segundo a gerente financeira, Brenda Arruda, o objetivo do curso de panificação é proporcionar o acesso à qualificação profissional e promover a geração de renda. ''O curso é um incentivo as mulheres de Ananindeua a retornarem ao mercado de trabalho, onde podem gerar seu próprio sustento em casa. Muitas não têm condições de realizar atividades fora da sua residência, então, com as capacitações oferecidas pela Casa da Mulher Brasileira, elas conseguem quebrar o ciclo de violência e ingressar no mercado de trabalho”, pontuou Brenda. 

Instrutora do SENAR, Aldaléia do Vale.Durante o curso, a instrutora do SENAR, Aldaléia do Vale, destacou a importância da qualificação para a melhoria de vida das participantes. ''Tivemos o prazer de compartilhar o conhecimento e capacitar as mulheres para que, com o treinamento, possam ter uma renda extra no orçamento familiar. É muito gratificante ministrar essas aulas, pois cada participante tem sua própria história de vida, e estamos aqui para contribuir. Através do curso de panificação, oferecemos não apenas o aprendizado, mas na casa da Mulher Brasileira, elas são acolhidas e encontram esperança de um futuro melhor a partir do que foi ministrado na oficina'', explicou a professora.

Erica Monteiro, participante.A técnica de enfermagem, Erica Monteiro, que participou do curso, elogiou a iniciativa. ''Este projeto foi muito importante e especial para mim e para todas que participaram. Eu mesma me sinto feliz e realizada em ter participado, porque é uma oportunidade de nos inserirmos no mercado de trabalho e ter uma renda extra'', destacou a participante e ressaltou o valor da Casa da Mulher Brasileira para o município de Ananindeua.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; alojamento de passagem e central de transportes. Com gestão compartilhada entre a União, estados e municípios, a "Casa" oferece serviços especializados para vítimas de violência.