Prefeitura de Ananindeua oferece curso de corte e costura para mulheres em situação de vulnerabilidade social

20/12/2024 18h06
Secom

"Tive conhecimento do curso por meio de uma amiga, e logo despertou meu interesse. Fiz minha inscrição e agora estou aqui, aprimorando meus conhecimentos e buscando uma segunda renda extra em casa. Meu interesse pela costura surgiu no passado, quando via minha avó costurando, mas, com o tempo, nãoParticipante do curso, Elaine Nascimento tive oportunidade de aprender. Por isso, não perdi essa chance de me aperfeiçoar na área," declarou Elaine Nascimento, participante do curso.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), em parceria com o Movimento Mocambo e com o projeto ''Circuito Afro Amazônico de Formação Socioeconômica'', além do Conselho Municipal da Mulher e do Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Ananindeua, deu início nesta quinta-feira (19) ao curso de corte e costura. A capacitação, que termina no sábado (20), conta com 30 horas de carga horária e será concluída com a entrega de certificados.

O curso tem como objetivo principal a qualificação profissional, a geração de emprego e o incentivo ao empreendedorismo feminino, contribuindo também para a autoestima das participantes e oferecendo uma alternativa de renda extra no âmbito familiar.

"Muitas mulheres não têm com quem deixar seus filhos, mas com o curso, podem fazer reparos em roupas, costurar um vestido ou ajustar uma bainha. Isso se torna uma fonte de renda, garantindo maior Professora do curso, Maria Neressegurança financeira para elas e suas famílias," explicou Solange Ramalho, diretora técnica da SEMMU.

A professora do curso, Maria Neres, destacou que a formação ajuda na geração de renda e na promoção da economia solidária, possibilitando que as participantes utilizem suas habilidades dentro de casa. "Por meio da formação, elas podem conquistar uma renda extra e ajudar no sustento da família'', esclareceu

Maria compartilhou também sua história pessoal, contando que a prática da costura foi essencial para sua recuperação emocional:  "Comecei a superar meus traumas costurando. Hoje ensino com amor, mostrando que costurar não é apenas modelar peças, mas também encontrar uma esperança de liberdade financeira e autonomia," disse emocionada.

A coordenadora do Movimento Mocambo, Socorro Aranha, esteve presente durante a capacitação e elogiou o empenho das participantes: “Este projeto foi pensado especialmente para as mulheres. Queremos capacitá-las e dar espaço para conquistar sua independência financeira. O Mocambo tem como missão apoiar as mulheres e lutar por seus direitos na sociedade. Estamos levando cursos como este para diferentes localidades de Ananindeua," afirmou.

O curso conta com a participação de 20 mulheres, e as três participantes com melhor desempenho terão a oportunidade de trabalhar em uma malharia parceira do projeto.

A SEMMU reafirma seu compromisso com a gestão municipal e com as mulheres de Ananindeua. Para 2025, planeja novas ações que continuarão fortalecendo mulheres, ampliando parcerias e atendendo às demandas do município.