Prefeitura de Ananindeua anuncia futura plataforma para agricultores, pescadores e extrativistas

O “Ananin Rural” vai simplificar o processo de cadastramento e proporcionar inúmeros benefícios para os produtores e para a comunidade em geral

05/06/2024 13h07 - Atualizada em 05/06/2024 16h05

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), está desenvolvendo uma ferramenta revolucionária para o desenvolvimento rural do município: a plataforma “Ananin Rural”. Este projeto inovador, elaborado pelo técnico municipal Eduardo Brandão e pelo diretor de produção familiar Gabriel Monteiro, visa modernizar e consolidar a base de dados dos agricultores, pescadores e extrativistas locais, facilitando o acesso a informações essenciais e promovendo o encontro direto entre produtores e consumidores.

A Importância da Atualização Cadastral

Ananindeua, localizada no estado do Pará, possui uma rica tradição agrícola e extrativista, com um número significativo de agricultores familiares e pescadores artesanais. No entanto, a base cadastral atual é antiga, e a atualização de dados exige grande esforço e tempo para fazer os cadastros por parte da secretaria. A futura plataforma pretende solucionar esses problemas, permitindo um cadastro mais eficiente, rápido e acessível.

Benefícios da Plataforma

O “Ananin Rural” não apenas simplificará o processo de cadastramento, mas também proporcionará inúmeros benefícios para os produtores e para a comunidade em geral. Entre as principais vantagens estão:

Facilidade de Cadastro: Agricultores, pescadores e extrativistas poderão atualizar seus dados sem precisar se deslocar, economizando tempo e recursos.

Encontro entre Produtor e Consumidor: A plataforma facilitará o contato direto entre produtores e vendedores, aumentando as oportunidades de venda e, consequentemente, a renda dos produtores.

Dados Precisos para Políticas Públicas: Com informações atualizadas, a prefeitura poderá planejar e executar políticas públicas mais eficazes, voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.

Acompanhamento Técnico: Agricultores, pescadores e extrativistas terão acesso a suporte técnico em tempo real, potencializando a produção e a qualidade dos produtos.

Detalhes do Projeto

O município de Ananindeua, com uma população de mais de 500 mil habitantes segundo dados do IBGE (2020) e uma área de 190.451 km², possui um clima favorável à produção agrícola e atividades extrativistas. A agricultura periurbana e a pesca artesanal são atividades econômicas importantes, especialmente em regiões como Curuçambá, Abacatal e diversas ilhas do município.]

A plataforma permitirá a coleta e o monitoramento constante de informações, oferecendo um diagnóstico preciso do setor agrícola e extrativista. Entre os objetivos específicos do projeto estão a promoção da agricultura familiar, o desenvolvimento da pesca, a identificação de novas atividades promissoras e o monitoramento ambiental.

Parcerias e Colaboração

Para garantir o sucesso do “Ananin Rural”, a SEMUPA contará com a secretaria municipal de administração (SEMAD).

Importância

O desenvolvimento da plataforma “Ananin Rural” representa um marco no futuro do desenvolvimento rural de Ananindeua. Ao facilitar o acesso à informação e promover a conexão direta entre produtores e consumidores, a prefeitura espera incentivar a permanência dos jovens no campo e aumentar a lucratividade das propriedades rurais.

A SEMUPA está empenhada em transformar a realidade do setor agrícola e extrativista no município, promovendo sustentabilidade e inovação. Fique atento às próximas atualizações sobre o lançamento do aplicativo e prepare-se para aproveitar todos os benefícios que ele trará para a comunidade rural de Ananindeua.