SEMUPA e Cozinha Solidária Mãos de Mulher Juntas no Projeto Fome Zero

O objetivo é combater a insegurança alimentar e promover a inclusão social através da alimentação saudável e sustentável

27/06/2024 11h03 - Atualizada em 27/06/2024 11h22

Projeto Cozinha Solidária.A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) de Ananindeua está ativamente envolvida no Projeto Cozinha Solidária, uma iniciativa do Governo Federal que visa combater a insegurança alimentar e promover a inclusão social através da alimentação saudável e sustentável.

Parceria e Acompanhamento

Pedro Soares, secretário da SEMUPA, explicou como o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria acompanhou todo o processo de seleção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, essencial para o funcionamento do projeto. “A Cozinha Solidária é uma iniciativa do Governo Federal e nosso Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional acompanhou o processo da seleção do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Foi também feita uma seleção para movimentos sociais e populares que pudessem se credenciar no projeto Cozinha Solidária,” destacou Pedro Soares.

O Papel da Cozinha Solidária Mãos de Mulher

A Cozinha Solidária "Mãos de Mulheres", localizada em Ananindeua, é um exemplo claro de como a parceria entre o governo e a sociedade civil pode trazer benefícios concretos. O Movimento Camponês Popular (MCP) aderiu ao edital federal para realizar essa ação, que faz parte do Programa Fome Zero. “Nós acompanhamos essa entrega do alimento, da agricultura familiar, do PAA até a Cozinha Solidária Mãos de Mulheres, que produz o alimento e faz essa doação. Estamos acompanhando desde o lançamento da cozinha,” mencionou o secretário.

Ação Concreta e Entrega de Alimentos

O titular da SEMUPA,  Pedro Soares, participou nesta quarta-feira (26) do evento de entrega das marmitas produzidas pela Cozinha Solidária Mãos de Mulheres. “Hoje é o acompanhamento de uma ação concreta. A entrega do alimento, que é originário da agricultura familiar, que foi negociado pelo governo a partir do PAA e que é produzido esse alimento a partir da iniciativa da cozinha. A Cozinha Popular Mãos de Mulheres é uma cozinha solidária parceira da SEMUPA,” completou.

Cozinha Popular Mãos de Mulheres.Colaboradora SEMUPA no Projeto

A SEMUPA não só contribui com a seleção e acompanhamento dos agricultores familiares, mas também cedeu a colaboradora Lenina Aragão para ajudar na coordenação do projeto. “Nós também contribuímos desde o dia em que foi lançado o edital. Nós contribuímos também com a cessão da nossa colaboradora Lenina Aragão para acompanhar e ajudar na coordenação do evento,” ressaltou o secretário.

Impacto e Importância

O projeto Cozinha Solidária, através da parceria com a "Cozinha Popular Solidária Mãos de Mulheres", não só ajuda a fornecer alimentos para aqueles em situação de insegurança alimentar, mas também fortalece a agricultura familiar e promove o desenvolvimento sustentável. A SEMUPA continua empenhada em apoiar e expandir iniciativas como esta para garantir que todos em Ananindeua tenham acesso a uma alimentação saudável e nutritiva.

Telma Pinheiro, voluntária e colaboradora do projeto.Depoimento da Colaboradora da Cozinha Solidária Mãos de Mulher

Telma Pinheiro, voluntária e colaboradora da "Cozinha Solidária Mãos de Mulher", compartilhou sua experiência e o impacto do projeto: “Oi, eu sou a Telma Pinheiro, sou voluntária e colaboradora da 'Cozinha Solidária Mãos de Mulheres' do MCP. Além de colaborar com algum material, algum dinheiro, para comprar temperos ou outros itens necessários, eu ajudo na cozinha, sirvo as refeições e trago os alimentos. Nosso trabalho é esse, de voluntária e colaboradora. Estamos nesse projeto que é maravilhoso e é muito bom se sentir útil para a comunidade, especialmente para aqueles que passam por insegurança alimentar. Esse projeto é fundamental, pois estamos ajudando o governo a zerar a fome. Isso é muito importante para nós.”

Essa ação integrada exemplifica o compromisso da SEMUPA com a segurança alimentar e a importância de parcerias sólidas entre o governo e as organizações da sociedade civil.

Essa versão ajustada da matéria incorpora as correções e fornece uma visão completa da parceria entre a SEMUPA e a Cozinha Solidária Mãos de Mulher em Ananindeua no Projeto Fome Zero. Se precisar de mais informações ou ajustes, estou à disposição!