SEMUPA avança com Projeto de Avicultura na Ilha de João Pilatos
A iniciativa capacita os moradores para o manejo das aves e promove nova fonte de renda local
Secom
SEMUPA acompanhando o projeto na Comunidade Nova Esperança, na Ilha de João Pilatos.Em 24 de outubro de 2024, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) retornou à Comunidade Nova Esperança, na Ilha de João Pilatos, para acompanhar o progresso do projeto experimental de avicultura implementado na região. Como parte desta iniciativa, a SEMUPA forneceu 100 pintos e apoio inicial para a estruturação do aviário, capacitando os moradores para o manejo das aves e promovendo uma nova fonte de renda local.
Clay Fernandes, morador da comunidade e participante do projeto.Durante a visita, Clay Fernandes, morador da comunidade e participante do projeto, compartilhou que, até o momento, a criação tem sido um sucesso. Com 34 dias de projeto, os frangos já atingiram uma média de 1,5 kg, e apenas um pinto foi perdido, demonstrando uma taxa de sucesso de 99%. Clay destacou que o projeto envolve 17 moradores, cada um responsável por cerca de 5 pintos, e ressaltou a importância da união e do trabalho em equipe para o avanço dessa iniciativa.
Clay também ressaltou a importância de iniciativas como essa para superar os desafios enfrentados por comunidades isoladas, que frequentemente têm dificuldade para organizar projetos de grande porte. "Queremos que o nosso trabalho sirva de exemplo para outras comunidades", afirma ele, incentivando que outras localidades se unam e sigam o modelo bem-sucedido de Nova Esperança.
Além de disponibilizar os pintos e assistência inicial com ração, a SEMUPA ofereceu um curso completo, que ensinou aos moradores as etapas de construção do aviário e os cuidados com as aves até o ponto de abate. A previsão é que, em aproximadamente 60 dias, os frangos alcancem 2 kg, estando prontos para o abate e comercialização, gerando uma nova fonte de renda para a comunidade.
Titular da a SEMUPA, Pedro Soares.O modelo de aviário coletivo tem como objetivo estimular o trabalho em grupo e fortalecer o espírito de cooperação entre os moradores. Segundo o secretário Pedro Soares, a SEMUPA pretende expandir esse projeto para outras comunidades que possam se inspirar no exemplo de Nova Esperança, promovendo, assim, a sustentabilidade e a independência econômica em outras áreas rurais de Ananindeua.
Essa ação representa um passo importante no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento econômico da região, assegurando que os moradores possam criar oportunidades de sustento e melhorar a qualidade de vida de suas famílias, com o apoio inicial da SEMUPA.
Para mais informações, entre em contato:
Moises Valente Lima
e-mail: moisesvalentelima@gmail.com
Telefone: 91 982762300