Novos Radares garantem mais segurança no trânsito de Ananindeua

10/03/2022 12h49 - Atualizada em 11/03/2022 09h43
Secom

A partir da próxima segunda-feira, 14, novos radares de monitoramento eletrônico instalados pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Semutran), conforme os critérios da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), passarão a funcionar normalmente, notificando os condutores que forem flagrados cometendo infrações. 

Os radares já estão instalados há mais de dois meses, mas não estavam notificando. O objetivo é que os usuários se familiarizassem com os equipamentos e a velocidade da via, também alertando os motoristas quanto o respeito ao semáforo e travessia de pedestre, ficarão até o domingo, 13, nesta fase educativa.

De acordo com a Semutran, os 18 equipamentos já foram aferidos pelo Inmetro, quando foram espalhados em vias de grande fluxo de veículos da cidade. Para a escolha dos locais de instalação, foram realizados estudos técnicos que identificaram uma maior necessidade em determinados perímetros. Todos os pontos receberam melhorias nas sinalizações verticais e horizontais. 

O Secretário Thalles Belo ressalta que os radares têm o intuito de reduzir o número de acidentes de trânsito registrados no município, tendo como fator principal a imprudência e desrespeito dos condutores, sejam de motos ou veículos automotores. 

"Os condutores precisam entender que é necessário se ter uma educação no trânsito, respeitar os pedestres e os demais condutores para que possamos ter um fluxo melhor, mais mobilidade. Os radares têm o intuito de educar os motoristas, reforçando que aquele trecho da via em que se encontra o aparelho requer mais cuidado e atenção. Após essa fase educativa, passamos agora para uma nova fase: a notificação em caso de desrespeito", ressaltou. 

As infrações variam de velocidade acima do permitido, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversão a esquerda. E as multas vão de grave a gravíssima, o condutor perde de 5 a 7 pontos na CNH e o valor varia de R$ 195,23 para infrações grave e R$ 293, 47 para as gravíssimas. 

Confira os pontos onde estão os radares: 

1. Rodovia dos Trabalhadores - nos dois sentidos da via (em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Calvinho Filho)  - Próxima a rotatória do 40 horas.

Velocidade permitida: 40km/h 

2. Avenida Independência com a Avenida Mário Covas - sentido Av. Centenário

Velocidade permitida: 60km/h 

3. Avenida Mário Covas com a Avenida Independência - sentido Avenida Augusto Montenegro

Velocidade permitida: 50km/h 

4. Avenida Independência cruzamento com a Estrada do Icuí-Guajará - nos dois sentidos da via.

Velocidade permitida: 60km/h 

5. Estrada do Icuí-Guajará cruzamento com a Avenida Independência - sentido bairro do Icuí

Velocidade permitida: 40km/h 

6. Avenida Governador Hélio Gueiros - nos dois sentidos da via (em frente à Escola La Salle)

Velocidade permitida: 50km/h 

7. Avenida Governador Hélio Gueiros -nos dois sentidos da via (em frente ao Sesc)

Velocidade permitida: 50km/h 

8. Avenida Independência cruzamento com a Avenida Zacarias de Assunção - sentido Rodovia BR 316. 

Velocidade permitida: 60km/h 

9. Avenida Independência Km 0 - nos dois sentidos da via

Velocidade permitida: 60km/h 

10. Avenida Independência Km 3 - nos dois sentidos da via.

Velocidade permitida: 60km/h 

11. Avenida Independência Km 8 - nos dois sentidos da via.

Velocidade permitida: 60 km/h