Prefeitura ouve a população e avança na licitação do Transporte público

Edital deve ser lançado até julho deste ano

26/05/2022 12h43
Secom

Discutir mobilidade urbana hoje em dia é levar a sério a qualidade de vida das pessoas. O transporte é apenas um dos aspectos desta temática, mas precisa ser o centro dos debates. Para avançar no processo de Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Municipal e ouvir a população - colhendo o máximo de anseios, críticas e sugestões - a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Semutran – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, realizou nesta última quarta-feira, 25, no auditório da Unama-BR, uma Audiência Pública.

Cerca de 300 pessoas participaram. Entre eles, o Prefeito Doutor Daniel; o titular da Semutran, Thalles Belo; vereadores da Câmara municipal; representantes do Conselho Municipal de Transportes; da OAB-Pa; do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM); estudantes; acadêmicos da área de engenharia; lideranças comunitárias e demais moradores e usuários de transporte público.

“A licitação do transporte público de Ananindeua é um compromisso da minha gestão. Até julho, lançamos o edital. Fiz questão de ficar na audiência pública do inicio ao fim porque pra gente é super importante ouvir a população, saber o que cada um pensa, por mais que a gente saiba quais as nossas deficiências, mas é para isso que estamos realizando esse projeto, para buscar soluções e trabalhar junto para a melhoria desse serviço na nossa cidade”, disse o Prefeito Dr. Daniel.

A audiência iniciou com a apresentação das iniciativas que já vêm sendo realizadas pela Prefeitura para chegar até o momento atual e seguiu com uma dinâmica de grupo para dar andamento a participação popular que culminou na tribuna, com cada representante da sociedade civil expondo suas considerações sobre o transporte público de Ananindeua.

Edenilza Siqueira, moradora do bairro do curuçambá, foi umas das moradoras que teve a oportunidade de relatar os problemas que enfrenta e que gostaria que fosse solucionado.

“Nosso bairro não tem cooperativa, só temos três ônibus, mas apenas o metropolitano. A gente precisa interligar curuçambá à cidade nova, distrito, Centro e outro lado da cidade (sul). Outra proposta nossa é ter um terminal de integração com um único passe digital. Esse processo é muito importante, parabenizo a prefeitura, mas temos que fazer esse processo ser a ‘nossa cara’”, reiterou Edenilza.

Atualmente, o transporte público intramunicipal de Ananindeua opera apenas com 4 cooperativas e 2 empresas, correspondendo a 12 linhas e 80 ônibus. E um dos pontos mais destacados durante a audiência foi a falta de integração entre as linhas que circulam dentro de Ananindeua, sobretudo, nos dois lados da cidade, às margens da rodovia BR 316.

“A sugestão que nós moradores do lado sul demos aqui é justamente a integração com o lado norte. Todos os ônibus precisam circular nos dois lados e ter celeridade nessa rota. Pois hoje a realidade é outra. Para a gente do lado sul se deslocar para outro bairro do lado norte, temos que usar 4 ônibus. Além de ser oneroso pra gente, isso faz com que a gente fique isolado”, disse Benedito Menezes, morador do bairro de Águas Lindas, que ao mesmo tempo que fez críticas ao serviço atual, elogiou o trabalho da prefeitura na inauguração de novas vias, como as dos canais maguariaçu e toras, e a construção de outras, como as avenidas união e ananin.  “A gente acredita que só vai solucionar esse problema quando a gente tiver realmente um projeto de mobilidade urbana que envolva mais linhas e mais vias para se deslocar”, analisou Benedito.

Reestruturação e Modernização do Serviço de Transporte Coletivo

A licitação do serviço de transporte coletivo do município de Ananindeua é o caminho encontrado pela atual gestão para reestruturar e modernizar as linhas, rotas e frotas de ônibus intramunicipais, contribuindo com a mobilidade urbana da segunda cidade mais populosa do Estado. Desde que o Prefeito Dr. Daniel assumiu a administração da cidade, a Semutran passou a trabalhar em várias frentes para dar início a esse processo. Nesta semana foi finalizada a licitação para a aquisição e instalação de 200 novos abrigos em aço inox, beneficiando usuários que necessitam de paradas de ônibus mais duráveis e seguras.

Segundo o titular da Semutran, Secretário Thalles Belo, o município precisou contratar uma empresa especializada, por meio de licitação, para realizar o Plano de Mobilidade Urbana de Ananindeua, estudo que nunca tinha sido feito antes.

“Para chegarmos aqui não foi de imediato. Até chegarmos nesta audiência pública tivemos que dar passos importantes desde o ano passado, quando assumimos esta missão. Nosso plano vai nos dar uma ideia de cima, de como a cidade está crescendo e pode crescer. Quais os impactos disso e como devemos trabalhar daqui em diante”.

Com ajuda de uma consultoria, o órgão conseguiu levantar um diagnóstico preliminar sobre a situação atual do transporte e trânsito na cidade. E os dados revelaram ainda que, nos últimos 20 anos, a quantidade de veículos aumentou exponencialmente, em contrapartida com a taxa de aumento da população.

A frota de automóveis aumentou 468 %, a frota de motos cresceu 2.681 %, os caminhões e outros veículos 287%. E nesse mesmo período, a população de Ananindeua aumentou apenas 31%. 

Ananindeua possui frota estimada em 153 mil veículos. Isso representa 28,5% da população (535 mil habitantes). Isso quer dizer que para cada 100 pessoas, existem quase 30 carros.  

“A gente está fazendo uma cidade para pessoas ou para carros? Estamos fazendo uma cidade para as pessoas se movimentarem ou os carros estão ocupando o espaço todo?”, provocou a consultora que apresentou o diagnóstico e realizou uma dinâmica com os usuários para coletar mais dados durante a audiência pública.

Além das pesquisas, a lei orgânica do município precisou ser alterada “Damos um passo muito importante, fizemos a mudança da lei orgânica do município que fazia concessão de apenas dois anos de exploração do transporte público. Nossa equipe jurídica e de transporte encaminhou uma nova proposta, a Câmara aprovou e a lei permite agora uma concessão de até 15 anos. Isso atrai novas empresas de transporte para aumentar nosso leque de opções, e consequentemente, aumentar as linhas de ônibus”, explicou Thalles Belo.

E uma nova lei também precisou ser criada pela atual gestão municipal. A lei permissionária ( Lei 3.239 – 05/04/2022) irá colaborar com o processo de licitação dos transportes, dando uma maior segurança jurídica para que sejam licitadas as linhas e a frota seja renovada e modernizada.