Secretaria de Transporte de Ananindeua ganha novas viaturas

31/08/2022 14h56 - Atualizada em 31/08/2022 15h12
Secom

Na manhã desta quarta-feira, 31, a Prefeitura de Ananindeua entregou duas viaturas novas par a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), que irão otimizar o atendimento da Secretaria. As viaturas fazem parte de uma série de investimentos realizados pela gestão municipal visando a qualidade dos serviços prestados pela Semutran. 

“Estamos felizes em poder estar entregando mais viaturas, a Semutran agora conta com oito viaturas que irão auxiliar no trabalho no trânsito. É uma maneira de beneficiar e valorizar os servidores, além de oferecer um trânsito mais seguro para a população”, comentou o prefeito Dr. Daniel Santos. 

A Semutran passa agora a possuir oito viaturas, seis para o trabalho no trânsito, uma de operações e uma de mobilidade urbana, que garantirão um trânsito mais seguro e ordenado, oferecendo serviços de qualidade. E para que o trabalho desenvolvido pela Secretaria seja sempre de qualidade, o prefeito Dr. Daniel autorizou a chamada dos aprovados do último concurso da Semutran, realizado em 2019.  “Estamos organizando para, até dezembro, chamar os aprovados do último concurso, aumentando o efetivo da Semutran e oferecendo mais serviços de qualidade para a população”, concluiu o prefeito. 

Valorização dos Agentes

Desde o início da gestão a Prefeitura vem investindo nos servidores, que já realizaram inúmeros cursos de qualificação, entre eles de Inspeção Veicular, onde adquiriram técnicas de identificação de possíveis fraudes nos veículos e seus documentos, e na habilitação dos motoristas. De Boletim de Levantamento de Sinistro de Trânsito, que consiste em descrever acidentes ocorridos nas vias do município, que inclui o isolamento do local, registro fotográfico e coleta de dados dos envolvidos. Entre outros. 

Além dos cursos, os agentes receberam a progressão de nível, saindo do um para o nível quatro, significando, não somente um aumento do salário de aproximadamente 44%, mas também uma valorização funcional por parte da administração municipal. É uma oportunidade para que eles possam alcançar melhores salários e outros benefícios.

Outro avanço foi a aquisição de rádios transceptores com sistema de comunicação troncalizado, adotado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), que irá permitir a integração na comunicação do Centro Integrado de Operações (CIOp) com a Semutran, para atendimento de alguma ocorrência ou em operação integrada com uma força de segurança. E de coletes balísticos. 

E com o objetivo de trazer mais conforto e qualidade no atendimento de serviços, a Semutran atende agora em novas instalações, e conta também com o Centro de Operações de Ananindeua, denominado Guardião.

O espaço, vinculado ao Centro Integrado de Operações (CIOP), funciona como uma central de monitoramento no município, contendo câmeras para fiscalização de trânsito, mas também para eventuais ocorrências e operações de tráfego.

São mais de 30 sensores que funcionam com mais de 30 agentes trabalhando 24 horas, além de câmeras de 360 graus para auxiliar a central de monitoramento.

Um dos objetivos do Guardião é integrar serviços do município. A sala, além da Semutran, auxiliará no trabalho da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, sendo possível monitorar, por exemplo, pontos de alagamento na cidade.